As convenções partidárias se aproximam e prometem movimentar os partidos políticos por todo o País. São nos encontros que as siglas oficializam seus candidatos aos cargos eletivos nas eleições deste ano. Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida destacaram o assunto dentro da edição desta quinta-feira, 19, do Bate Papo Político do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 25 emissoras no Interior).
Mesmo a 24 horas do início do prazo para a realização das convenções partidárias – que vão desta sexta-feira, 20, até o próximo dia 5 de agosto – o clima nos bastidores é de indefinição tanto na disputa presidencial quanto na corrida pelo Governo do Estado. Até o momento, a grande maioria dos candidatos, incluindo os que lideram as pesquisas de intenção de voto, ainda não definiram os nomes que vão ocupar a vice de suas respectivas chapas.
A disputa pelo Governo do Ceará conta com cinco pré-candidatos: Camilo Santana (PT), que tenta a reeleição; General Guilherme Theophilo (PSDB); Aílton Lopes (PSOL); Francisco Gonzaga (PSTU); e Hélio Góis (PSL).
Até o momento, três dos pré-candidatos ao Governo do Estado já sabem as datas de suas respectivas convenções. Quem abre os trabalhos é o PSOL, que oficializa Aílton Lopes como seu candidato ao Governo do Estado no próximo dia 28 de julho. No dia seguinte é a vez da convenção do PSDB, que vai lançar o general Theophilo como nome do partido ao Palácio da Abolição. Já o governador Camilo Santana só será oficializado como pré-candidato do PT ao Governo do Estado no próximo dia 5 de agosto – data limite para que os partidos oficializem nomes para concorrer nas eleições 2018.
Disputa presidencial
No âmbito nacional, os pré-candidatos à Presidência se movimentam para definir alianças e trabalham para compor sua chapa majoritária. Nesta sexta-feira, 20, dois pré-candidatos ao Palácio do Planalto serão oficializados: Ciro Gomes (PDT) e Vera Lúcia (PSTU).
Ciro, inclusive, ainda tenta ganhar o apoio do PSB e do Centrão – composto em seu núcleo por DEM, PRB, PP, PR e Solidariedade. Depois de longas semanas de negociações, o presidenciável do PDT parece que será mesmo pelo PSB. Pré-candidato da sigla socialista ao Governo do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg disse que já antecipou a Ciro que o PSB vai apoiá-lo na disputa presidencial deste ano.
Saiba mais:
+ Rollemberg diz a Ciro que PSB irá apoiá-lo
Confira abaixo as datas e locais das convenções dos candidatos à Presidência da República:
20 de julho:
– Ciro Gomes (PDT), em Brasília;
– Vera Lúcia (PSTU), em São Paulo.
21 de julho:
– Guilherme Boulos (PSOL), em São Paulo.
22 de julho:
– Jair Bolsonaro (PSL), no Rio de Janeiro.
1º de agosto:
– Manuela D’ávila (PC do B), em Brasília.
3 de agosto:
– Henrique Meirelles (MDB), em Brasília.
4 de agosto:
– Geraldo Alckmin (PSDB), em São Paulo;
– Marina Silva (Rede), em Brasília;
– Lula (PT), em São Paulo;
– Alvaro Dias (Podemos), em Curitiba;
– João Amoêdo (Novo), em São Paulo.
5 de agosto:
– Levy Fidelix (PRTB), em São Paulo.
Disputa pelo Senado
Além da corrida pelo Governo do Estado e pela Presidência da República, a briga pelas duas vagas a que o Ceará tem direito no Senado Federal nas eleições deste ano promete ser acirrada. O atual senador cearense José Pimentel (PT) sinalizou a possibilidade de concorrer à reeleição, mas enfrenta dificuldades em encontrar apoio dentro do próprio PT estadual para concorrer ao cargo e deve mesmo tentar uma vaga na Câmara Federal.
Já o senador Eunício Oliveira (MDB), presidente do Congresso Nacional, já deixou claro que vai tentar a reeleição e recebeu apoio do governador Camilo Santana (PT), seu adversário na disputa pelo Governo do Estado nas eleições de 2014. Além de Eunício, o empresário Luis Eduardo Girão (PROS) é outro nome confirmado para tentar uma vaga no Senado. O ex-senador Luiz Pontes (PSDB) também foi cogitado para disputar o pleito de 2018. Ainda há possibilidade de o ex-governador do Ceará, Cid Gomes (PDT), disputar uma vaga. Cid, porém, está imerso nas articulações da campanha do irmão, Ciro, à Presidência da República.
Confira no player abaixo o Bate Papo Político na íntegra! Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida debateram sobre a decisão do Facebook, que anunciou nessa quarta-feira, 18, que vai mudar sua postura diante das fake news. A rede social agora vai apagar postagens que tragam esse tipo de conteúdo. A tática, porém, só será adotada para conteúdos que possam causar danos físicos as pessoas, como falsas denúncias de crimes.
Além disso, Luzenor e Beto ainda destacaram a decisão da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber, que negou a antecipação de inelegibilidade da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso desde 7 de abril na sede da Polícia Federal de Curitiba. Os dois ainda conversaram sobre a decisão da Justiça, que condenou o cartório de Aracati a pagar R$ 7 mil de danos morais por ter emitido uma certidão de óbito em nome de uma pessoa que estava viva!