A quinta-feira, 7, foi de muito trabalho para o Ministério Público Estadual (MPCE). A população de Tauá, no sertão dos Inhamus, acordou com promotores e Polícia Civil pelas ruas do Município. A operação “Pela estrada afora” investiga secretários suspeitos de fraudar licitações no serviço de transporte escolar de alunos da rede pública da cidade. O assunto foi destaque no Bate Papo Político desta sexta-feira, 8, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 24 emissoras no Interior).

Segundo o Ministério Público, foram apreendidos em Tauá documentos na Secretaria de Educação, de Finanças, Comissão de Licitação e residência dos investigados. O Juízo da 2ª Vara de Tauá determinou o afastamento dos gestores investigados pelo MPCE. O correspondente do Jornal Alerta Geral, Carlos Silva, traz mais informações sobre o assunto:

mpce-divulga-resultado-de-operacao-em-taua

O prefeito de Tauá, Carlos Windson (DEM), aliado do deputado estadual Audic Mota (PSB), também é investigado pelo MPCE por suposta má gestão dos recursos públicos e irregularidades na contratação de pessoal para obras no município. Windson é investigado ainda pela Câmara de Vereadores da cidade.

Sobre a operação, a Prefeitura de Tauá se manifestou pela seguinte nota:

“NOTA DE ESCLARECIMENTO

Diante da Operação realizada hoje (na quinta-feira) sob a coordenação do Ministério Público do Estado do Ceará, a Gestão Trabalhando e Avançando vem por meio desta nota reafirmar o compromisso com a transparência e lisura dos seus atos e procedimentos administrativos.

Reforçamos que é de nosso total interesse prestar todas as informações às autoridades competentes, para que tudo seja devidamente esclarecido”.

Saiba mais sobre o assunto:

+ MP anuncia apreensão de documentos e afastamento de agentes públicos em Tauá
+ Secretários suspeitos de fraudar licitação em Tauá são afastados

Investigação em Beberibe

O Município de Beberibe, no litoral também enfrenta ações do Ministério Público Estadual que apura irregularidades na contratação do transporte escolar. Dez mandados de busca e apreensão e cinco de prisões temporárias foram na cidade, Aracati, Fortim e Fortaleza, nessa quinta. As ordens judiciais são decorrentes de investigações criminais que apuram crimes de fraude em licitações, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Nomeada de Operação Desfaçatez, as ações determinadas pelo juiz da Comarca de Beberibe apuram crimes cometidos em serviços de administração e manutenção de veículos destinados ao transporte escolar da frota da Secretaria de Educação de Beberibe, supostamente realizados por uma empresa contratada sem licitação, que resultou em pagamentos da ordem de R$ 159,7 mil.

As buscas e apreensões ocorreram em residências, na sede da empresa investigada, e também na Secretaria de Educação de Beberibe. A investigação revelou indícios de superfaturamento na aquisição de peças e prestação de serviços de manutenção de veículos, bem como inexistência de efetiva prestação de tais serviços, nos termos cobrados e quitados pela administração municipal de Beberibe.

Alunos de Santa Quitéria sem transporte escolar

O Jornal Alerta Geral iniciou esta semana falando sobre a situação no transporte escolar em Santa Quitéria. Os motoristas autônomos, contratados pelo município, acusam a Prefeitura da cidade de atrasar pelo menos três meses o pagamento da remuneração dos condutores do transporte escolar. Como consequência, os motoristas paralisaram suas atividades e os estudantes de Santa Quitéria acabam sofrendo com a falta de transporte, não tendo como chegar à escola. A prefeitura do município do Sertão Central alega que o dinheiro destinado ao transporte escolar ficou retido no Tribunal de Justiça do Estado para pagamento de precatórios.

Abaixo os outros destaques do Bate Papo Político de hoje:

– Temer recua e revoga nova tabela de fretes

O presidente Michel Temer cedeu aos caminhoneiros autônomos e recuou, na noite dessa quinta-feira, 7, a adoção de uma nova tabela mínima de fretes. Em reunião com representantes da categoria, no início da noite, o ministro dos Transportes, Valter Casimiro, informou que a medida será revogada e marcou novo encontro nesta sexta-feira, 8, para discutir a formulação de uma nova tabela.

+ Após encontro com caminhoneiros, Temer revoga nova tabela de fretes

– Oposição no Vale do Jaguaribe e Sertão Central

O pré-candidato ao Governo do Estado pelo PSDB, general Theophilo Gaspar, participa hoje, 8, juntamente com outros pré-candidatos a cargos eletivos de seu partido, de uma missa e de uma tradicional cavalgada em Morada Nova. O senador Tasso Jereissati (PSDB) já confirmou presença no evento. Neste sábado, 9, mais eventos estão confirmados em Quixadá, onde Theophilo vai visitar o Mercado Central, e depois a comitiva se descola até Quixeramobim, onde Theophilo vai ser entrevistado por emissoras locais.

– Maia diz que prefere Ciro a Bolsonaro em eventual 2º turno entre os dois

Rodrigo Maia, pré-candidato à Presidência da República pelo DEM, diz que prefere Ciro Gomes (PDT) a Jair Bolsonaro (PSL) em um eventual segundo turno entre os dois. Maia ressalta, contudo, que é preciso que se passe por um primeiro turno para saber como cada candidato vai enfrentar o processo eleitoral.

– Câmara de Caucaia aprova empréstimo internacional

Câmara Municipal de Caucaia aprovou, nesta quinta-feira, 7, o projeto do financiamento internacional requisitado pela gestão do prefeito Naumi Amorim (PMB) junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Os 80 milhões de dólares pedidos pelo gestor serão utilizados para financiar o Programa de Infraestrutura Integrada (PII).

– TSE manda Facebook tira do ar fake news contra Marina Silva

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou nesta quinta-feira que o Facebook exclua, em 48 horas, publicações de notícias falsas, as chamadas fake news, que envolvem a pré-candidata da Rede ao Palácio do Planalto, a ex-ministra Marina Silva.

A decisão, do ministro substituto do TSE, Sérgio Banhos, atendeu a representação movida pelo diretório nacional da Rede e teve como base uma resolução editada no ano passado pela corte que regulamenta a propaganda eleitoral no pleito deste ano. É a primeira vez que esta norma foi aplicada.

Gostou do que foi debatido no Bate Papo Político desta sexta-feira? Então clica no player abaixo e ouça as análises dos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida na íntegra!

BATE PAPO 08.06.2018