Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A polêmica em torno das novas regras de alvarás de funcionamento de negócios em Fortaleza continua. Mais um capítulo dessa história deve ocorrer na próxima segunda-feira, 30, quando a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realiza uma reunião extraordinária para discutir o tema. A ideia agora é que as empresas vão poder fazer o parcelamento do pagamento do alvará em até cinco vezes e prorrogar por 30 dias o prazo para renovação.

Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida destacaram o assunto dentro do Bate Papo Político desta quinta-feira, 26, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 25 emissoras no Interior). A reunião ocorre às vésperas do retorno das sessões ordinárias da CMFor, que recomeçam na próxima quarta-feira, 1º.

As altas taxas dos alvarás de funcionamento, diante das novas regras estabelecidas pela Prefeitura de Fortaleza, deixou os pequenos e médios empresários da capital cearense de mãos atadas. Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida ressaltam que a Prefeitura mostrou, pelo menos, um bom senso ao convocar a reunião na Câmara Municipal. Os dois lembraram, porém, que o que será discutido no encontro diz respeito a possibilidade de parcelamento da taxa e não a revisão dos valores, considerado altos pelos pequenos e médios microempreendedores da cidade.

“O Roberto Cláudio percebeu que estava à beira de uma desobediência civil”, criticou o jornalista Beto Almeida, lembrando ainda que há empresários na cidade de Fortaleza que não tem condições de pagar as taxas, que podem chegar a R$ 15 mil a depender do tamanho dos estabelecimentos.

O jornalista Luzenor de Oliveira afirma que empresas já estão entrando na Justiça para denunciar as taxas abusivas e, inclusive, estão ganhando causas contra a Prefeitura. Ele ressalta que o alto valor para a emissão dos alvarás pode trazer impactos para o setor de serviços da capital cearense e cita o caso das lojas da avenida Monsenhor Tabosa que, em sua maioria, estão fechadas. Luzenor lembra ainda que há trechos nas avenidas Santos Dumont e Oliveira Paiva que passam pelo mesmo problema.

O jornalista Beto Almeida concordou com Luzenor e pontuou ainda que os valores elevados das taxas de alvarás de funcionamento desestimulam o empreendedorismo e pode gerar impactos negativos para a economia de Fortaleza, já que a cidade, “por ser uma cidade turística, vive basicamente do setor de serviços”.

Abaixo os outros destaques do Bate Papo Político desta quinta-feira:

– Os reflexos da reforma trabalhista

Os reflexos da reforma trabalhista parecem ter chegado a Justiça do Trabalho. Prova disso é que sete meses após a aprovação da reforma, o volume de processos na Justiça do Trabalho se mantém em queda. O mês de junho, por exemplo, registrou retração de 35,9% no volume de processos trabalhistas em relação ao mesmo mês do ano passado. A redução no número de processos, porém, vem ocorrendo desde o mês de janeiro.

Saiba mais:
+ Processos na Justiça do Trabalho caem pelo 7º mês seguido

– PSB adia decisão sobre quem vai apoiar

A novela sobre quem o PSB vai apoiar continua. O presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, adiou para o dia 5 de agosto a decisão. De um lado, há um grupo que defende que o partido apoie Ciro Gomes, candidato do PDT à Presidência da República. De um outro, está aqueles que querem a sigla do lado de um candidato petista, independente se ele seja o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou não.

Uma ala do PSB ainda sugere que o partido fique neutro no primeiro turno das eleições presidenciais, liberando os palanques estaduais para negociar alianças de seus interesses. Os que esperam pela decisão, que pode garantir um tempo precioso na propaganda de rádio e TV,  aguardam ansiosos pela decisão da sigla socialista.

– Convenção do PSDB estadual se aproxima

A convenção estadual do PSDB ocorre no próximo domingo, 29, no ginásio da Faculdade Ari de Sá, em Fortaleza, mas o partido pode definir os nomes que faltam para compor a chapa majoritária nesta quinta-feira, 26. Com a volta do senador Tasso Jereissati (PSDB) de uma viagem de negócios no exterior, a expectativa é que uma reunião com o tucano defina quem vai compor a vice do general Guilherme Theophilo, pré-candidato ao Governo do Estado, e o nome do partido que vai entrar na corrida pelo Senado Federal. O ex-senador Luiz Pontes é o nome mais cotado dentro do partido para disputar uma vaga ao Senado. O tucano, porém, encontra-se indeciso.

– Segurado pode solicitar revisão da aposentadoria sem gastar dinheiro

O correspondente do Jornal Alerta Geral, Carlos Silva, trouxe uma boa notícia para os segurados que querem solicitar a revisão de sua aposentadoria. Os aposentados contam com três serviços gratuitos para pedir a revisão do benefício: o próprio Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os Juizados Especiais Federais e a Defensoria Pública da União. Confira mais informações:

CARLOS SILVA – REVISÃO DA APOSENTADORIA SEM GASTAR DINHEIRO

– 1ª Feira de Agricultura Familiar de Caucaia é marcada por assinatura de convênios e liberação de linhas de crédito para pequenos produtores rurais

Caucaia abriu, nessa quarta-feira, 25, a 1ª Feira de Agricultura Familiar do Município. Em entrevista a redação do Jornal Alerta Geral, o secretário de Agricultura e Pesca de Caucaia, Samuel Braga, falou sobre a importância da feira, sobre os valores liberados pelo Banco do Nordeste e Banco do Brasil para os pequenos produtores e ainda sobre o convênio com da cidade com o Incra.

SAMUEL BRAGA – SECRETÁRIO DE AGRICULTURA E PESCA DE CAUCAIA

Gostou do que foi debatido no Bate Papo Político de hoje? Então clica no player abaixo e ouça as análises dos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida na íntegra!

BATE PAPO 26.07.2018

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp