Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Bate Papo Político da edição desta quinta-feira, 13, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior), repercutiu a decisão da Câmara Municipal de Tauá, que cassou, por 11 votos a 4, o mandato do prefeito de Carlos Windson (PR) na noite dessa quarta-feira, 12.

Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida ainda destacaram a licença concedida pela Câmara dos Deputados de Santana do Acaraú ao prefeito Marcelo Arcanjo, suspeito de matar um ex-funcionário municipal.

Tauá terá novo prefeito

O vice-prefeito de Tauá, Fred Rego (PSDB), vai assumir a Prefeitura de Tauá, às 19 horas desta quinta, após a cassação do mandato de Carlos Windson. O motivo: 11 dos 15 vereadores do município da Região dos Inhamuns decidiram pôr fim a administração de Windson, após denúncias de irregularidades devido a má aplicação do dinheiro público em áreas como a educação.

Leia mais:
+ Câmara cassa prefeito de Tauá. Decisão dá um basta a desmandos administrativos

O jornalista Luzenor de Oliveira lembrou que, com a cassação de Windson, o objetivo da Câmara dos Vereadores de Tauá é encerrar o ciclo de desmandos administrativos no Município. O jornalista Beto Almeida ressaltou que a gestão de Windson já era questionada há muito tempo, já que o então prefeito eleito prometeu a Câmara e aos moradores da cidade fazer um gestão mais participativa.

O que aconteceu, no entanto, deixou a população de Tauá frustrada. Com apenas seis meses de administração, Windson se indispôs com aliados políticos, deixou de honrar compromissos com fornecedores, atrasou salários, provocou inadimplências que impediram o Município de assinar convênios e receber verbas dos Governos Estadual e Federal, além de desagradar a moradores e comerciantes que manifestavam descontentamento com a sujeira na cidade e a falta de rumos administrativos na maior cidade da Região dos Inhamuns.

Câmara de Santana de Acaraú concede licença a prefeito suspeito de assassinato

Preso desde 4 de setembro em Fortaleza, suspeito de assassinar o ex-funcionário Augusto Cesar do Nascimento, o prefeito de Santana do Acaraú, Marcelo Arcanjo (MDB), teve o pedido de licença concedido pela Câmara dos Vereadores da cidade.

No pedido, o prefeito alega motivos pessoais e solicita afastamento por 60 dias. Apesar da maioria dos vereadores votarem contra a licença, ou seja, 7 no total, o pedido foi concedido porque eram necessários 9 votos para negar a licença, de acordo com o regimento interno. Apenas 5 vereadores votaram a favor do prefeito. A decisão causou protestos dos vereadores da oposição e da população, que se manifestava a cada voto dado.

Com a decisão, o gestor pode voltar para o cargo, caso seja solto. Até lá, a vice-prefeita Jardelicia Farias (PTB) assume a Prefeitura.

O prefeito Marcelo Arcanjo, que é policial militar da reserva, é acusado de assassinar a tiros Augusto César do Nascimento, conhecido como ‘César da Regina’, e fugido do local do crime em um carro que já o esperava do lado de fora da residência. O assassinato aconteceu no dia 29 de agosto, no bairro Retiro, em Santana do Acaraú.

Por volta das 18h30, Marcelo Arcanjo teria entrado na casa de Augusto César e disparado várias vezes contra o homem, na cabeça. No dia 4 de setembro, o gestor se entregou na Delegacia Geral da Polícia Civil, em Fortaleza, e desde então está preso temporariamente. De acordo com investigações da Polícia Civil, o prefeito alegou que a vítima falava mal da gestão dele, depois que foi demitido da prefeitura.

Para o jornalista Beto Almeida, a decisão da Câmara de Santana do Acaraú cria um clima de insegurança jurídica na cidade. Ele lembra que o prefeito é réu confesso e que Marcelo não está com um problema de saúde para pedir licença, mas sim respondendo por um crime bárbaro.

Abaixo os outros destaques do Bate Papo Político desta quinta-feira:

– Prefeitura de Russas tem contas desaprovadas

A Câmara dos Vereadores de Russas votou, na última terça, 11, as contas da gestão do ex-prefeito Raimundo entre os anos 2009 e 2010. As contas de 2009, inclusive, haviam sido reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Na votação, as contas do ex-gestor foram aprovadas por dois terços da Casa Legislativa, derrubando o parecer do TCE, que recomendou a desaprovação das contas de 2009. O correspondente Cid Ferreira tem mais informações:

CID FERREIRA – CÂMARA DE RUSSAS APROVA CONTAS DE EX-PREFEITO

– Criminosos explodem Agência Bancária de Farias Brito 

Os moradores de Farias Brito, na Região do Cariri, foram surpreendidos, na madrugada desta quinta-feira, 13, com o barulho dos tiros disparados por bandidos e com a explosão da agência do Banco do Brasil. Devido à explosão, o prédio do Banco do Brasil ficou destruído. As portas, o teto e caixas eletrônicos foram danificados pelos explosivos. Contudo, a polícia não soube informar se os bandidos tiveram acesso ao dinheiro do banco.

Na fuga, a quadrilha rendeu pessoas que estavam próximas ao local. Eles deitaram as vítimas no chão e roubaram veículos das vítimas, segundo a PM. Ninguém ficou ferido. Com a ação criminosa em Farias Brito, o Ceará registra, neste ano, 33 ataques a agências bancárias. Os explosivos usados pelos criminosos destruíram por completa a agência do Banco do Brasil em Farias Brito.

Confira no player abaixo o Bate Papo Político na íntegra! Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida ainda discutiram sobre o deferimento da candidatura do general Guilherme Theophilo (PSDB) ao Governo do Estado, além da expectativa da divulgação de novas pesquisas de intenções de votos para o Governo do Estado, Senado e Presidência da República.

BATE PAPO 13.09.2018