O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, parece cada vez mais “isolado” dentro de seu partido quando o assunto é o apoio informal do governador Camilo Santana (PT), candidato à reeleição, ao senador Eunício Oliveira (MDB), presidente do Congresso Nacional, que também tenta se reeleger nas eleições deste ano. O assunto ganhou destaque no Bate Papo Político desta segunda-feira, 20, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior).
No último sábado, 18, durante inauguração do comitê de campanha do deputado federal André Figueiredo (PDT), candidato à reeleição, Ciro voltou a bater duro na aliança política entre Camilo e Eunício, fruto de uma parceria administrativa firmada entre os dois desde 2016. Ciro afirmou que a aliança de Camilo, também presente na inauguração do comitê de campanha de André Figueiredo, com Eunício o deixa envergonhado, reafirmou que não vai pedir votos para o senador emedebista e que está em busca de um segundo senador – Ciro apoia o irmão, Cid Gomes, candidato do PDT ao Senado.
Saiba mais:
+ Elogio de Camilo a Ciro pode irritar petistas, mas representa sinal de gratidão
Para o jornalista Beto Almeida a declaração de Ciro deixou Camilo em uma “saia-justa”. Camilo, inclusive, em discurso pouco antes de Ciro, havia dito que o pedetista “representa a esperança”, o que deixou claro sua lealdade aos Ferreira Gomes, aliados que o conduziram, em 2014, ao Governo do Estado. Camilo está sendo pressionado pela cúpula nacional do PT a apoiar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou outro nome indicado pelo partido à Presidência da República, caso Lula não consiga se candidatar.
Beto lembra, porém, que a opinião de Ciro é “voto vencido” dentro do PDT. O jornalista destaca que os irmãos Ivo e Cid já recomendaram votos a Eunício e caminharam com o senador, durante visita do emedebista ao Beco do Cotovelo, em Sobral, terra natal dos Ferreira Gomes, na última semana.
Abaixo os outros destaques do Bate Papo Político desta segunda-feira:
– PSL quer impugnar Theophilo
O PSL pediu impugnação do registro da chapa do General Theophilo (PSDB) ao Governo do Estado. O partido afirma que a coligação PSDB-PROS homologou as candidaturas da vice Emília Pessoa e dos suplentes dos candidatos ao Senado Eduardo Girão (PROS) e Dra. Mayra (PSDB) depois do prazo estabelecido pela Lei Eleitoral.
Segundo o PSL, as candidaturas foram oficializados no dia 9 de agosto. Já o TSE estipulava 5 de agosto como fim do prazo. Com o advogado Hélio Góis (PSL) como candidato ao Governo, o PSL impetrou quatro ações no TRE-CE, todas com relatoria do juiz Francisco Eduardo Torquato Scorsafava. A expectativa é que o julgamento ocorra ainda na tarde desta segunda-feira, 20.
– Pesquisas para Presidência da República
Nesta segunda é dia também de divulgação de pesquisas de intenção de votos para os candidatos à Presidência da República. A expectativa é que duas pesquisas – uma do Ibope e outra do instituto MDA – sejam divulgadas ainda na manhã de hoje. Enquanto o Ibope vai divulgar dois cenários – com Lula e sem Lula – o instituto MDA divulga pesquisa com o ex-presidente na condição de candidato.
– Operação Carro-Pipa: Exército cobra mais atenção das prefeituras
A população do Interior do Estado ainda sofre com a falta de água. Em entrevista aos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida na edição desta segunda-feira, 20, do Jornal Alerta Geral, o coronel Rangel, chefe do escritório regional da Operação Carro-Pipa cobrou mais atenção das prefeituras em relação as demandas de suas respectivas populações para evitar que os moradores da zona rural desses municípios sofram com o abastecimento em virtude da suspensão do abastecimento as cidades. A Operação Carro-Pipa atende, atualmente, 37 municípios do Ceará, com uma população de aproximadamente 200 mil pessoas.
Saiba mais:
+ Ceará tem 37 municípios atendidos pela Operação Carro-Pipa; Exército cobra mais atenção às prefeituras
Gostou do que foi debatido no Bate Papo Político de hoje? Então clica no player abaixo e ouça as análises dos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida em primeira mão. Os dois ainda debateram sobre a expectativa de renovação da Câmara e Assembleia Legislativa nas eleições deste ano!