Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (MDB), derrotada nas urnas nas eleições deste ano, já admite continuar na vida pública e disputar cargos públicos nas próximas eleições. O assunto foi destaque no Bate Papo Político da edição desta segunda-feira, 22, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior).

Logo após a derrota no último dia 7 de outubro, Eunício divulgou nota em que anunciava que, finalizado seu mandato como senador, iria se recolher à vida pessoal. Eunício perdeu a segunda vaga ao Senado para o empresário Eduardo Girão (PROS). Eunício, que estava na chapa com o governador Camilo Santana (PT), recebeu 1.313.793 votos, enquanto Girão conquistou a vaga de senador com 1.325.786 votos.

Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida comentaram sobre o assunto. Luzenor destacou que Eunício tem mantido conversas intensas com o governador reeleito Camilo Santana (PT), que o quer como figura importante em seu segundo governo. Luzenor disse ainda que Eunício pode ser um nome forte do MDB para disputar a Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2020.

O jornalista Beto Almeida ressalta que Eunício é um “bom animal político” e pode sim disputar cargos públicos, visto que tem conhecimento da máquina do MDB, além de ter muita coisa a contribuir nas articulações políticas para as eleições de 2020.

Abaixo os outros destaques do Bate Papo Político desta segunda-feira:

– Fake news mancham eleições

Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida ainda conversaram sobre a briga perdida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tentativa de evitar a proliferação das fake news nas eleições deste ano. A presidente do TSE, ministra Rosa Weber, defendeu, em coletiva de imprensa nesse fim de semana, a lissura do processo eleitoral e disse que a desinformação tem que ser combatida. O correspondente Carlos Alberto tem mais informações sobre o assunto:

CARLOS ALBERTO – FAKE NEWS MANCHAM ELEIÇÕES

Luzenor e Beto ainda debateram sobre os desdobramentos da reportagem do jornal Folha de São Paulo, que denunciou, na última quinta, um esquema de impulsionamento de notícias falsas via WhatsApp por parte de empresas privadas para beneficiar o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro. Os dois também discutiram sobre as declarações do filho do presidenciável, o deputado federal reeleito Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que afirmou que para fechar o Supremo Tribunal Federal (STF) seria necessário apenas “um soldado e um cabo”.

– Nova pesquisa FSB/BTG Pactual

Pesquisa FSB/BTG Pactual divulgada nesta segunda-feira, 22, mostra o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, com 60% dos votos válidos, enquanto Fernando Haddad, do PT, tem 40%. Bolsonaro oscilou positivamente um ponto percentual em relação a última pesquisa FSB/BTG Pactual, divulgada na segunda-feira passada, 15, enquanto Haddad oscilou negativamente um ponto percentual em uma semana.

Saiba mais sobre a pesquisa na coluna do jornalista Luzenor de Oliveira:
+ Pesquisa FSB/BTG Pactual: Bolsonaro tem 60% dos votos válidos e Haddad, 40%

– Começa articulações para Presidência da Câmara de Fortaleza

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), já começou as articulações para garantir que um aliado de sua gestão à frente da capital cearense seja eleito presidente da Câmara de Vereadores de Fortaleza, após o presidente da Casa, Salmito Filho (PDT), ter conquistado um lugar na Assembleia Legislativa nas eleições deste ano. O novo presidente da Câmara deverá ser empossado no dia 1º de janeiro.

Confira no player abaixo o Bate Papo Político na íntegra! Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida também comentaram a pesquisa da Mindminers que concluiu que os brasileiros se endividam devido a compra de artigos de luxo!

BATE PAPO 22.10.2018

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp