Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O encontro no último sábado, 19, entre o governador Camilo Santana (PT), o presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (MDB), e o prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), para lançar um pacote de investimentos para a cidade do Norte do Estado na ordem de R$ 67 milhões, serviu também para fortalecer a aliança Eunício-Camilo na corrida pelo Governo do Estado, como também mostrou que Eunício deve apoiar o pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, na corrida pelo Palácio do Planalto. Eunício e Ivo, irmão de Ciro, trocaram elogios durante a solenidade.

O assunto foi destaque no Bate Papo Político desta segunda-feira, 21, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 24 emissoras no Interior). Durante o ato em Sobral, Eunício também destacou que até o final do mês de junho, todos os 184 municípios cearenses serão contemplados com verbas federais para obras que vão beneficiar a população cearense.

Para o jornalista Beto Almeida, as imagens da solenidade falam por si. A aproximação entre Camilo e Eunício, para Beto, é bem visível. O que foi inédito, contudo, foi a “acolhida” dos Ferreira Gomes, na figura de Ivo, prefeito de Sobral, junto a Camilo e Eunício. A parceira administrativa, segundo ele, transformou-se também em agenda política com o encontro. Eunício, inclusive, foi enfático quando perguntado por jornalistas se o evento era apenas de caráter administrativo e admitiu que o evento também tinha o seu significado político.

O jornalista Luzenor de Oliveira ainda destaca que a solenidade em Sobral trouxe uma simbologia importante, já que foi a primeira vez que o senador Eunício Oliveira se reuniu, publicamente, com um dos representantes dos irmãos Ferreira Gomes.

Confira os outros destaques do Bate Papo Político de hoje:

– Theophilo é apresentado como pré-candidato

Nesta segunda-feira, 21, o PSDB oficializa a pré-candidatura do general quatro estrelas Theophilo Gaspar ao Governo do Estado. Em um evento para a imprensa, às 16 horas, na torre empresarial Iguatemi, Theophilo será apresentado como pré-candidato tucano. Vale lembrar que o PSDB não vai lançar toda sua chapa, mas apenas vai oficializar o nome de Theophilo, já que os tucanos só devem anunciar a chapa nas convenções partidárias, que ocorrem em julho e agosto.

Para o jornalista Beto Almeida, a disputa pelo Governo do Ceará deve ficar entre três nomes: Camilo Santana (PT), que tenta a reeleição, Theophilo Gaspar (PSDB) e Aílton Lopes (PSOL). O anúncio oficial da pré-candidatura de Theophilo, para o jornalista Luzenor de Oliveira, também traz a expectativa da presença do deputado federal Genecias Noronha do partido Solidariedade. Genecias, que participou de uma reunião nas últimas semanas com o senador Tasso Jereissati (PSDB), saiu que não tem motivos para apoiar Theophilo pelo fato de não conhecê-lo. Genecias vem costurando uma aliança com a base aliada de Camilo Santana, o que pode fazer o SD sair do bloco de oposição, formado ainda pelo PSDB, PSD e PROS.

– Assembleia Legislativa e Governo do Estado vai debater Segurança Pública

O Governo do Estado abre nesta segunda-feira, 21, discussões com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e com o Banco Mundial para a área de Segurança Pública para debater a Segurança Pública. Os debates com os setores públicos e privados, devem ocorrer até amanhã, 22. Para os jornalistas Beto Almeida e Luzenor de Oliveira, os debates são válidos, desde que tragam consequências concretas e efetivas para a população cearense. O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Zezinho Albuquerque (PDT) destacou, nesse final de semana, a contribuição dada pelo Governo do Estados nos debates do Ceará sem Drogas.

– Mudanças nos pedidos de aposentadoria por idade e salário-maternidade

A partir de hoje, 21, o segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderá pedir a aposentadoria por idade e o salário-maternidade pela internet pelo telefone. A iniciativa, que passa a valer em todo o território nacional, contudo, vale apenas para a aposentadoria urbana, ou seja, para aqueles que são contribuintes do INSS ou que possuem contrato empregatício com empresas.

Em entrevista à edição desta segunda-feira, 21, do Jornal Alerta Geral, o gerente-executivo do INSS, Francismar Lucena, explicou que agora o trabalhador poderá fazer os pedidos de casa, através do site Meu INSS ou pelo número 135, e não mais agendar a data para ser atendido. Com a mudança, conforme Francismar Lucena, o segurado recebe logo o número do protocolo de requerimento, o que elimina a etapa do agendamento. Gostou do que foi Bate Papo Político de hoje?

Então clica no player abaixo e ouça as análises do jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida na íntegra!

BATE PAPO 21.05.2018

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp