Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Descaso, falta de manutenção, falta de um plano emergencial, irresponsabilidade da Prefeitura de Fortaleza. Essas foram algumas das críticas tecidas pelos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida na edição desta quarta-feira, 26, do Bate Papo Político do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior) sobre o atendimento médico comprometido no Frotinha da Messejana por falta de energia no local.

No último sábado, 22, um transformador do prédio queimou, o que fez a unidade de saúde ficar sem luz. Até a manhã desta quarta-feira, 26, o problema ainda não havia sido normalizado, prejudicando os pacientes que chegam ao local procurando atendimento e aqueles que aguardam para fazer cirurgia.

Uma funcionária que não quis se identificar afirmou nessa terça-feira que “está tudo desligado” no local.  A Secretaria de Saúde de Fortaleza afirma que pacientes que já estavam internados “continuam recebendo o devido atendimento” e os que estavam conectados a aparelhos elétricos foram transferidos para outros hospitais do Município.

Segundo nota da Secretaria, o hospital conta com equipe de plantão para orientar quem chega à unidade em busca de atendimento. Ambulâncias para casos de urgência também estão a postos. Conforme a pasta, técnicos da Secretaria da Infraestrutura trabalham em conjunto com a equipe do próprio hospital e da Enel para resolver o problema.

Para os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida, a falta de energia no Frotinha da Messejana é inaceitável. O jornalista Beto Almeida destaca que a Enel, responsável pelo fornecimento de energia elétrica, disse que a falta de energia é decorrente de um defeito na fiação interna da unidade hospitalar, ou seja, não cabe a ela fazer o reparo, mas à Prefeitura de Fortaleza.

Beto afirma que o problema é causado pela falta de manutenção e de gestão do Frotinha de Messejana por parte da Secretaria de Saúde da capital cearense o que, consequentemente, mostra um descaso com a saúde pública de Fortaleza e com os cidadãos que estão precisando de atendimento. Para ele, não justifica que problemas como esse ocorram em hospitais de grande porte como o Frotinha da Messejana.

O jornalista Luzenor de Oliveira concordou com a opinião de Beto Almeida e ressaltou que a falta de energia elétrica no Frotinha de Messejana expõe a negligência da Prefeitura de Fortaleza com as unidades hospitalares da capital. Para ele, é inaceitável que as pessoas sofram as consequências pela irresponsabilidade da administração pública municipal. Luzenor pontua ainda que, em hospitais particulares, é comum haver dois e até três geradores reservas para evitar que as quedas de energia que, eventualmente, ocorrem prejudiquem a realização de procedimentos cirúrgicos.

Abaixo os outros destaques do Bate Papo Político desta quarta:

– STF decide se eleitores com títulos cancelados vão poder votar

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta quarta-feira, 26, se reverte ou não o cancelamento de títulos eleitorais de milhões de brasileiros que não compareceram ao cadastramento biométrico convocado pela Justiça Eleitoral em 1.248 municípios de 22 estados

A ação de descumprimento de preceito fundamental sobre o assunto, aberta pelo PSB na semana passada, foi incluída na pauta de julgamentos pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli, após solicitação feita pelo relator, ministro Luís Roberto Barroso.

O PSB, contudo, mudou o questionamento ao STF e pede agora que pessoas com os títulos cancelados possam, “no mínimo”, participar do segundo turno das próximas eleições. O correspondente do Jornal Alerta Geral, Wellington Lima, tem mais informações:

WELLINGTON LIMA – TÍTULOS DE ELEITORES CANCELADOS NA PAUTA DO STF

– Ciro faz procedimento na próstata, mas irá a debate nesta quarta

Candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes foi internado no final da tarde dessa terça-feira, 25, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para fazer um procedimento na próstata, conforme informações da assessoria de imprensa da campanha do pedetista.

A assessoria da campanha do candidato, porém, informou por telefone que Ciro deve deixar o hospital até o fim da manhã desta quarta, 26, e participar do debate entre candidatos à Presidência promovido por UOL, Folha de S. Paulo e SBT, às 17h45.

O correspondente Carlos Silva tem mais informações:

CARLOS SILVA – CIRO FAZ PROCEDIMENTO NA PRÓSTATA

– Eleições suplementares em Aracoiaba são suspensas

Decisão do ministro Jorge Mussi, divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nessa terça-feira, 25, suspendeu a Eleição Suplementar para prefeito e vice de Aracoiaba, designada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), para o dia 28 de outubro, data prevista para o segundo turno das Eleições Gerais de 2018.

O prefeito cassado Antônio Cláudio Pinheiro e a vice Maria Valmira Silva de Oliveira impetraram Ação Cautelar, com pedido de tutela de urgência, junto ao TSE. Nessa terça-feira, 25, o ministro Jorge Mussi entendeu que o TRE não observou a jurisprudência do TSE. O ministro deferiu a liminar e atribuiu efeito suspensivo ao agravo interposto, até o julgamento do recurso especial. Por fim, reconduziu os autores aos respectivos cargos, suspendendo a nova eleição.

O correspondente Wellington Lima tem mais informações:

WELLINGTON LIMA – TSE ANULA ELEIÇÃO SUPLEMENTAR EM ARACOIABA

Confira no player abaixo o Bate Papo Político na íntegra! Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida ainda conversaram sobre a decisão da Justiça de inocentar Cid Gomes (PDT) de uma queixa-crime do presidente Michel Temer (MDB). Cid havia chamado Temer de “chefe de quadrilha” em 2015!

BATE PAPO 26.09.2018