Descaso, falta de manutenção, falta de um plano emergencial, irresponsabilidade da Prefeitura de Fortaleza. Essas foram algumas das críticas tecidas pelos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida na edição desta quarta-feira, 26, do Bate Papo Político do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior) sobre o atendimento médico comprometido no Frotinha da Messejana por falta de energia no local.

No último sábado, 22, um transformador do prédio queimou, o que fez a unidade de saúde ficar sem luz. Até a manhã desta quarta-feira, 26, o problema ainda não havia sido normalizado, prejudicando os pacientes que chegam ao local procurando atendimento e aqueles que aguardam para fazer cirurgia.

Uma funcionária que não quis se identificar afirmou nessa terça-feira que “está tudo desligado” no local.  A Secretaria de Saúde de Fortaleza afirma que pacientes que já estavam internados “continuam recebendo o devido atendimento” e os que estavam conectados a aparelhos elétricos foram transferidos para outros hospitais do Município.

Segundo nota da Secretaria, o hospital conta com equipe de plantão para orientar quem chega à unidade em busca de atendimento. Ambulâncias para casos de urgência também estão a postos. Conforme a pasta, técnicos da Secretaria da Infraestrutura trabalham em conjunto com a equipe do próprio hospital e da Enel para resolver o problema.

Para os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida, a falta de energia no Frotinha da Messejana é inaceitável. O jornalista Beto Almeida destaca que a Enel, responsável pelo fornecimento de energia elétrica, disse que a falta de energia é decorrente de um defeito na fiação interna da unidade hospitalar, ou seja, não cabe a ela fazer o reparo, mas à Prefeitura de Fortaleza.

Beto afirma que o problema é causado pela falta de manutenção e de gestão do Frotinha de Messejana por parte da Secretaria de Saúde da capital cearense o que, consequentemente, mostra um descaso com a saúde pública de Fortaleza e com os cidadãos que estão precisando de atendimento. Para ele, não justifica que problemas como esse ocorram em hospitais de grande porte como o Frotinha da Messejana.

O jornalista Luzenor de Oliveira concordou com a opinião de Beto Almeida e ressaltou que a falta de energia elétrica no Frotinha de Messejana expõe a negligência da Prefeitura de Fortaleza com as unidades hospitalares da capital. Para ele, é inaceitável que as pessoas sofram as consequências pela irresponsabilidade da administração pública municipal. Luzenor pontua ainda que, em hospitais particulares, é comum haver dois e até três geradores reservas para evitar que as quedas de energia que, eventualmente, ocorrem prejudiquem a realização de procedimentos cirúrgicos.

Abaixo os outros destaques do Bate Papo Político desta quarta:

– STF decide se eleitores com títulos cancelados vão poder votar

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta quarta-feira, 26, se reverte ou não o cancelamento de títulos eleitorais de milhões de brasileiros que não compareceram ao cadastramento biométrico convocado pela Justiça Eleitoral em 1.248 municípios de 22 estados

A ação de descumprimento de preceito fundamental sobre o assunto, aberta pelo PSB na semana passada, foi incluída na pauta de julgamentos pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli, após solicitação feita pelo relator, ministro Luís Roberto Barroso.

O PSB, contudo, mudou o questionamento ao STF e pede agora que pessoas com os títulos cancelados possam, “no mínimo”, participar do segundo turno das próximas eleições. O correspondente do Jornal Alerta Geral, Wellington Lima, tem mais informações:

WELLINGTON LIMA – TÍTULOS DE ELEITORES CANCELADOS NA PAUTA DO STF

– Ciro faz procedimento na próstata, mas irá a debate nesta quarta

Candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes foi internado no final da tarde dessa terça-feira, 25, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para fazer um procedimento na próstata, conforme informações da assessoria de imprensa da campanha do pedetista.

A assessoria da campanha do candidato, porém, informou por telefone que Ciro deve deixar o hospital até o fim da manhã desta quarta, 26, e participar do debate entre candidatos à Presidência promovido por UOL, Folha de S. Paulo e SBT, às 17h45.

O correspondente Carlos Silva tem mais informações:

CARLOS SILVA – CIRO FAZ PROCEDIMENTO NA PRÓSTATA

– Eleições suplementares em Aracoiaba são suspensas

Decisão do ministro Jorge Mussi, divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nessa terça-feira, 25, suspendeu a Eleição Suplementar para prefeito e vice de Aracoiaba, designada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), para o dia 28 de outubro, data prevista para o segundo turno das Eleições Gerais de 2018.

O prefeito cassado Antônio Cláudio Pinheiro e a vice Maria Valmira Silva de Oliveira impetraram Ação Cautelar, com pedido de tutela de urgência, junto ao TSE. Nessa terça-feira, 25, o ministro Jorge Mussi entendeu que o TRE não observou a jurisprudência do TSE. O ministro deferiu a liminar e atribuiu efeito suspensivo ao agravo interposto, até o julgamento do recurso especial. Por fim, reconduziu os autores aos respectivos cargos, suspendendo a nova eleição.

O correspondente Wellington Lima tem mais informações:

WELLINGTON LIMA – TSE ANULA ELEIÇÃO SUPLEMENTAR EM ARACOIABA

Confira no player abaixo o Bate Papo Político na íntegra! Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida ainda conversaram sobre a decisão da Justiça de inocentar Cid Gomes (PDT) de uma queixa-crime do presidente Michel Temer (MDB). Cid havia chamado Temer de “chefe de quadrilha” em 2015!

BATE PAPO 26.09.2018