Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Com 13,3 milhões de votos no primeiro turno, o ex-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, ficou fora da campanha no segundo turno, mas continua sendo assediado pelo petista Fernando Haddad na disputa contra Jair Bolsonaro (PSL). Haddad fez um apelo, nessa quarta-feira, 24, para Ciro acenar com um gesto histórico.

A manifestação de Ciro Gomes que, nessa sexta-feira, desembarca em Fortaleza após viagem à Europa, é interpretada por lideranças nacionais do PT como decisiva para Fernando Haddad. Haddad, ao conversar por telefone com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, rogou pela unidade da esquerda, citou riscos à pauta progressista e disse que um gesto do PDT teria significado histórico.

Há expectativa sobre a resposta de Ciro Gomes aos apelos do candidato do PT. Ciro, ao desembarcar, na noite desta sexta-feira, 26, será recebido por deputados estaduais e federais, prefeitos e ex-prefeitos do Ceará. O senador eleito Cid Gomes (PDT) esteve, nessa quarta-feira, na Assembleia Legislativa, para convidar deputados estaduais a irem ao Aeroporto Pinto Martins para recepcionar o ex-candidato do PDT à Presidência da República.

O apelo de Fernando Haddad a Ciro Gomes ganhou destaque, nesta quinta-feira, 25, no Bate Papo Político, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior), entre os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida.

Abaixo os outros destaques do Bate Papo Político de hoje:

– Dia de pesquisas de intenção de votos

Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida também destacaram a expectativa para a divulgação de novas pesquisas de intenção de voto nesta quinta-feira. Além do Instituto Datafolha, o Paraná Pesquisas, Real Time Big Data e o Vox Populi devem divulgar novos levantamentos sobre a disputa presidencial hoje. Até o segundo turno das eleições, marcado para o próximo domingo, 28 de outubro, 11 pesquisas de intenção de votos – contando com as de hoje – ainda devem ser divulgadas. O Ibope já divulgou seu primeiro levantamento da semana na noite de terça-feira, 23.

Leia mais sobre o assunto:
+ Reta final do 2º turno terá 11 pesquisas de intenção de votos para Presidência da República

– Obras do Anel Viário devem ser concluídas em maio de 2020

As obras de duplicação dos 32 quilômetros da Rodovia Quarto Anel Viário, na Região Metropolitana de Fortaleza, devem ser concluídas até maio de 2020, garantiu o chefe de Engenharia do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), José Osvaldo Pontes.

Em entrevista aos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida, dentro do Bate Papo Político da edição desta quinta-feira, 25, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior), Osvaldo Pontes reforçou ainda que há verbas suficientes para a conclusão das obras, graças a articulações do governador reeleito Camilo Santana (PT) e do presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (MDB).

A superintendente do DNIT, Liris Campelo, que também foi entrevistada pelos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida nesta quinta, ainda destacou as obras consideradas prioritárias pelo órgão. Liris afirmou que, além do Anel Viário, a agenda de prioridades do DNIT inclui a duplicação da BR-222, entre os quilômetros 11 e 35, e a BR-230, na Região Sul do Estado, que vai por uma restauração e manutenção, além de receber nova pavimentação e sinalização.

Saiba mais:
+ Obras da rodovia Quarto Anel Viário devem ser concluídas em maio de 2020, garante DNIT

– Idilvan recusa volta à Secretaria da Educação

Deputado federal eleito com 154.338 votos, o ex-secretário de Educação do Estado, Idilvan Alencar (PDT), recebeu convite do governador Camilo Santana (PT) para voltar ao cargo a partir de janeiro de 2019, mas abdicou da missão para cumprir o seu primeiro mandato parlamentar em Brasília.

Leia mais sobre o assunto na coluna do jornalista Luzenor de Oliveira:
+ Camilo convida, mas Idilvan recusa volta à Secretaria de Educação

– Ministros garantem a Eunício e Camilo recursos para Metrô e Programa Habitacional

O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (MDB) e o governador reeleito Camilo Santana (PT) estiveram reunidos, nessa quarta-feira, 24, em Brasília, com o ministro da Defesa, General Joaquim Silva e Luna, e com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy.

No encontro, Silva e Luna informou que o projeto de cessão do terreno da Base Aérea de Fortaleza para utilização no plano de concessão do aeroporto Pinto Martins já foi finalizado e já incluso no Plano de Alienação da Base.

Já o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, assegurou os recursos federais necessários para as obras da linha Leste do Metrô de Fortaleza, além dos projetos de habitação e de sistema de abastecimento de água no Ceará.

Também nessa quarta, o senador Eunício Oliveira recebeu a visita do prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), irmão do senador eleito Cid Gomes (PDT), e do ex-candidato pedetista à Presidência da República derrotado no primeiro turno das eleições deste ano, Ciro Gomes (PDT). Ivo foi a Brasília com o intuito de conseguir verbas federais para obras a ser realizadas em Sobral.

Saiba mais:
+ Ministros garantem a Eunício e Camilo recursos para Metrô e Programa Habitacional

Gostou do que foi debatido no Bate Papo Político de hoje? Então clica no player abaixo e ouça as análises dos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida na íntegra!

BATE PAPO 25.10.2018

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp