Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O incêndio que devastou o Museu Nacional do Rio de Janeiro na noite do último domingo, 2, e reduziu um acervo de peças que marcaram a história brasileira a cinzas acendeu o alerta para o estado de conservação dos prédios públicos do Ceará. O assunto foi destaque no Bate Papo Político desta terça-feira, 4, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior).

Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida destacaram que a luz amarela está acesa também aqui no Estado. Para Beto, o Brasil se especializa em ser um País de lamentações e que a tragédia no Museu Nacional fere a identidade nacional. O jornalista lembra que no Ceará há muito espaços que merecem atenção do poder público, por guardar grande parte da memória e da história estadual.

Beto ainda fez um alerta e disse que a grande maioria dos acervos do Estado estão em prédios antigos, que são também patrimônio histórico estadual, mas que apresentam problemas de manutenção e instalação elétrica antiga, o que aumenta as chances de curto circuito e incêndio.

Já o jornalista Luzenor de Oliveira classificou o incêndio no Museu Nacional como triste e lamentável. Disse ainda que o incêndio não destruiu apenas o acervo, mas também reduziu a cinzas séculos de memória e história. Luzenor fez um apelo as prefeituras e ao Governo do Ceará para que acordem para evitar que o Estado não caia na mesma tragédia que ocorreu no Rio de Janeiro.

Incêndio no Museu tem ligação com o Cariri

O trágico incêndio no Museu Nacional tem uma ligação com o Cariri, na região Sul do Estado, já que diversas fósseis da bacia sedimentar do Araripe estavam em uma das exposições permanentes do Museu Nacional. O correspondente do Jornal Alerta Geral, Carlos Silva, tem mais informações:

CARLOS SILVA – TRAGÉDIA NO MUSEU NACIONAL TEM LIGAÇÃO COM O CEARÁ

Abaixo os outros destaques do Bate Papo Político desta terça-feira:

– Fortaleza abaixo da meta de vacinação

Fortaleza não atingiu a meta de vacinar 95% do público-alvo (crianças de 1 a menos de 5 anos) contra a Poliomielite e o Sarampo. A cidade, até a tarde dessa segunda-feira, vacinou 80% desse público. O índice contribuiu para que o Ceará também ficasse abaixo da meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – o Estado, também até a tarde dessa segunda-feira, havia imunizado 92% do público-alvo. A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo foi prorrogada até o dia 14 de setembro.

Saiba mais:
+ Luzenor e Beto criticam falta de empenho da Prefeitura de Fortaleza para atingir meta de vacinação

– Justiça proíbe PT de fazer propaganda com Lula como candidato

O ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Horbach, aceitou nessa segunda-feira, 3, o pedido do partido Novo para que sejam interrompidas propagandas na TV que apresentem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como candidato. O ministro determinou ainda multa de R$ 500 mil para cada veiculação de propaganda irregular. Na madrugada de sábado, o tribunal já havia impedido Lula de participar da disputa presidencial e de ser apresentado como candidato.

Confira no player abaixo o Bate Papo Político na íntegra! Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida ainda conversaram sobre a votação, prevista para ocorrer nesta terça-feira no Senado Federal, que deve oficializar a liberação de um empréstimo internacional de R$ 320 milhões para o município de Caucaia! Os dois também analisaram o desempenho do Ceará no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

BATE PAPO 04.09.2018