Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A pesquisa Ibope de intenção de votos à Presidência da República divulgada nessa quarta-feira, 5, foi a primeira sem a presença do nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa, mas quem se destacou mesmo foi o candidato do PDT, Ciro Gomes. Ciro foi o único candidato que cresceu três pontos percentuais – de 9%, em 20 de agosto, para 12%, o que o colocou empatado numericamente com a candidata da Rede, Marina Silva, no segundo lugar. O assunto foi destaque no Bate Papo Político desta quinta-feira, 6, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior).

A pesquisa, contratada pela TV Globo e pelo Jornal O Estado de São Paulo, aponta que o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, continua na liderança na disputa pelo Palácio do Planalto, com 22% de apoio dos eleitores. Em segundo lugar, estão Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT), com 12%, seguidos por Geraldo Alckmin (PSDB), com 9% – os três candidatos estão empatados dentro da margem de erro. Na sequência aparece Fernando Haddad (PT), substituto de Lula na chapa encabeçada pelo PT, com 6%.

Leia mais:
+ Ciro cresce, empata com Marina e chega a 12%. Bolsonaro mantém liderança

Preferência dos eleitores na disputa presidencial:

– Jair Bolsonaro (PSL): 22%

– Marina Silva (Rede): 12%

– Ciro Gomes (PDT): 12%

– Geraldo Alckmin (PSDB): 9%

– Fernando Haddad (PT): 6%

– Alvaro Dias (Podemos): 3%

– João Amoêdo (Novo): 3%

– Henrique Meirelles (MDB): 2%

– Guilherme Boulos (PSOL): 1%

– Vera Lúcia (PSTU): 1%

– João Goulart Filho (PPL): 1%

– Cabo Daciolo (Patriota): 0%

– Eymael (DC): 0%

– Branco/nulos: 21%

– Não sabe/não respondeu: 7%

Para o jornalista Beto Almeida, a pesquisa divulgada ontem sem a presença de Lula traz uma leitura mais correta da disputa presidencial e reflete também a influência da propaganda eleitoral no Rádio e na TV.

Já o jornalista Luzenor de Oliveira lembra que Ciro, candidato com maior crescimento entre a última pesquisa e a divulgada nessa quarta, disse que, com a rejeição do pedido de candidatura de Lula, o cenário eleitoral fica mais claro para os eleitores.

O jornalista ressalta que havia expectativa, entre os aliados de Ciro, que, se o pedetista chegasse a dois dígitos de intenção de voto, o caminho poderia ficar mais sedimentado para chegar ao segundo turno.

Para Beto, agora, há algumas questões que deverão estar dentro do jogo político dos candidatos à Presidência da República: quem vai ter a capacidade de atrair votos de Lula, qual o percentual dos eleitores do ex-presidente que vão migar para Haddad e qual dos candidatos vai encarnar melhor o papel de antibolsonaro, já que, para o jornalista, o presidenciável do PSL parece falar, hoje, para um eleitorado já convertido.

Com a saída de Lula da disputa, Ciro, na análise dos dois, pode se solidificar no Nordeste, região em que tem agenda neste fim de semana.

Taxa de rejeição coloca Ciro ‘à frente’ de concorrentes diretos

Luzenor e Beto também destacaram que Ciro é, dentre os candidatos com chances reais de chegar ao segundo turno (Bolsonaro, Alckmin, Marina, Haddad e ele próprio), o que apresenta o menor índice de rejeição.

Ciro, segundo a pesquisa Ibope, é rejeitado por 20% do eleitorado. Em contrapartida, o “campeão” de rejeição é Jair Bolsonaro, com 44%, seguido de Marina, com 26%, Haddad, com 23%, e Alckmin, com 22%.

No segundo turno, inclusive, Ciro venceria o candidato do PSL, Jair Bolsonaro – o ex-capitão do exército perde também, em simulações de segundo turno, para Alckmin (PSDB), Marina (Rede) e está empatado tecnicamente com o Fernando Haddad (PT).

Saiba mais:
+ Ciro tem a menor rejeição entre candidatos com chances de chegar ao 2º turno

Para o jornalista Luzenor de Oliveira, o crescimento de Ciro na pesquisa de intenção de votos do Ibope pode estar relacionado a proposta do presidenciável de tirar o nome de 63 milhões de brasileiros do SPC. Para ele, em tempos de crise financeira, propostas como essas chamam a atenção do eleitor.

Confira no player abaixo o Bate Papo Político na íntegra! Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida ainda debateram sobre a expectativa do PSDB no deferimento do registro de candidatura do general Guilherme Theophilo ao Governo do Estado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). Os dois ainda conversaram sobre o dia seguinte na cidade de Guraciaba do Norte, após a explosão da Agência do Banco do Brasil do município. Além disso, tem também informação de Tauá: o prefeito Carlos Windson está em mãos lençóis!

BATE PAPO 06.09.2018