Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A pesquisa do Instituto Datafolha divulgada na noite dessa quinta-feira, 4, mostrou novo crescimento do candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro. Agora, o ex-capitão do Exército tem 35% das intenções, crescimento de 3 pontos percentuais em relação a última pesquisa do Instituto, divulgada na terça, 2. Com isso, Bolsonaro ampliou sua vantagem para o candidato do PT, Fernando Haddad, que cresceu um ponto percentual, chegando a 22%. O assunto foi destaque no Bate Papo Político desta sexta-feira, 5, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior).

Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida reforçaram que os eleitores que tirarem selfies na cabine de votação ou forem flagrados portando celular enquanto estiverem votando na urna eletrônica estão praticando crime de violação do sigilo do voto, com pena de detenção de até dois anos de prisão. Além disso, os votos dessas pessoas serão anulados.

Segundo resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também são vedados na cabine equipamentos de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Cabe aos mesários de cada seção eleitoral guardar esses objetos enquanto o eleitor estiver votando.

Para o jornalista Beto Almeida, o mais recomendado, caso o eleitor queira levar o celular até o seu local de votação, é deixa-lo na mesa receptadora, junto com os mesários, para só então ir até a urna eletrônica.

O jornalista Luzenor de Oliveira lembra, contudo, que os eleitores podem utilizar o celular na hora de se apresentar para votar, já que podem utilizar o e-título, aplicativo da Justiça Eleitoral que lhes permite gerar em seus celulares e tablets uma versão digital do seu título de eleitor.

Abaixo os outros destaques do Bate Papo Político de hoje:

– Bolsonaro cresce novamente

A pesquisa do Instituto Datafolha divulgada na noite dessa quinta-feira, 4, mostrou novo crescimento do candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro. Agora, o ex-capitão do Exército tem 35% das intenções, crescimento de 3 pontos percentuais em relação a última pesquisa do Instituto, divulgada na terça, 2. Com isso, Bolsonaro ampliou sua vantagem para o candidato do PT, Fernando Haddad, que cresceu um ponto percentual, chegando a 22%.

O jornalista Beto Almeida destacou outro número da pesquisa Datafolha divulgada na noite dessa quinta: os votos válidos, em que são desconsiderados os votos brancos e nulos. Os números divulgados ontem mostram Bolsonaro com 39% da preferência do eleitorado. Na sequência aparecem Fernando Haddad (PT), com 25%, Ciro Gomes (PDT), com 13%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 9%, e Marina Silva (Rede), com 4%.

Para Beto, a partir dos números, ainda é possível que Bolsonaro possa vencer a disputa no primeiro turno, já que o ex-capitão do Exército está a 11 pontos percentuais dos 50% dos votos válidos, percentual que o garante ser eleito já na primeira fase da eleição. A terceira via, no caso de Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB), para o jornalista, está cada vez mais improvável de acontecer.

– Ceará a três dias das eleições

Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida, dentro do Bate Papo Político desta sexta-feira, 5, entrevistaram a coordenadora de Administração do Cadastro Eleitoral do TRE-CE, Lorena Belo, o general Cunha Matos, da 10ª Região Militar, responsável pela Operação do Exército Brasileiro no Ceará nas eleições deste ano, e o coronel Andrade da Polícia Militar, comandante da Operação Eleições 2018. Os assuntos mexem com as vidas dos eleitores cearenses, que vão as urnas no próximo domingo para eleger deputados estaduais, deputados federais, dois senadores, o governador do Estado e o presidente da República.

Saiba mais:
+ 453 mil eleitores cearenses não poderão votar nas eleições, diz coordenadora do Cadastro Eleitoral do TRE-CE
+ General destaca, no Alerta Geral, atuação do Exército durante eleições em 5 cidades do CE
+ Polícia Militar mobiliza 10 mil homens para garantir segurança nas eleições no CE

Gostou do que foi debatido no Bate Papo Político desta sexta-feira? Então clica no player abaixo e ouça as análises dos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida:

BATE PAPO 05.10.2018