Candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes foi o primeiro presidenciável entrevistado pela bancada do Jornal Nacional. Nessa segunda-feira, 27, o pedetista falou, durante 27 minutos, sobre pontos polêmicos e sobre sua proposta de tirar o nome dos brasileiros do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). O assunto ganhou destaque no Bate Papo Político desta terça-feira, 28, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior).
Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida destacaram a viabilidade da proposta de Ciro Gomes de tirar o nome de 63 milhões de brasileiros do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Beto, inclusive, lembrou que o PT tentou copiar a ideia de Ciro e incluir no programa de Governo do candidato petista.
Luzenor de Oliveira explicou que os bancos, hoje, já chamam os clientes para renegociar partes de suas dívidas. Porém, uma parte do valor tem que ser paga à vista – já que, muitas vezes, uma parte da dívida fica de fora do parcelamento. Diante da crise econômica, para Beto, muitos brasileiros não conseguem cumprir essa parte do acordo, o que acaba fazendo com que eles acabem ficando com o nome sujo novamente.
Saiba mais:
+ Ciro reafirma que vai tirar brasileiros no SPC
+ Ciro diz que Lula foi um bom presidente, mas não é “Deus nem Satanás”
Beto explica que Ciro, ao propor o projeto Nome Limpo, quer que os bancos também renegociem essa fatia que fica de fora do parcelamento. “Não é um refis, é mais do que isso. Não é a compra do crédito podre por parte dos bancos”, justifica o jornalista.
Beto lembra que a ideia de Ciro já é feita no caso de grandes grupos empresariais, que esperam a União e os governos estaduais proporem uma renegociação de dívidas, a preços muito mais baixos do que o devido, para quitar suas contas com o Governo.
Abaixo os outros destaques do Bate Papo Político desta terça-feira:
– Lula até o fim?
Cresce em algumas alas dentro do PT o desejo de manter o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como candidato do partido à Presidência da República, mesmo que seu registro de candidatura seja impugnado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso a impugnação se concretize, Lula ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar ser candidato nas eleições deste ano. Vale lembrar que o ex-presidente foi condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão no caso do triplex do Guarujá (SP).
– Theophilo se reúne com jovens empresários
Candidato do PSDB ao Governo do Estado, o general Guilherme Theophilo apresentou suas propostas de governo a um grupo de jovens empresários, nessa segunda, 27. O encontro também contou com a presença dos candidatos ao Senado, Mayra Pinheiro (PSDB) e Luis Eduardo Girão (PROS), além de candidatos à Assembleia Legislativa e Câmara Federal.
– Vice de Bolsonaro visita Fortaleza
O general Hamilton Mourão, candidato a vice de Jair Bolsonaro (PSL), visita Fortaleza nesta terça-feira, 28. Na capital cearense, Mourão vai dar uma palestra no painel “Brasil em Foco” sobre o tema “Desafios de uma Nação”, a partir das 19h, no Hotel Praia Centro, na Praia de Iracema. Mourão ainda se encontra com o candidato do PSL ao Governo do Estado, Hélio Góis.
Gosto do que foi debatido no Bate Papo Político desta terça-feira? Então clica no player abaixo e ouça as análises dos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida na íntegra! Os dois ainda comentaram sobre o encontro do governador Camilo Santana (PT) com a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargadora Nailde Pinheiro. Camilo e Nailde conversaram sobre o envio de tropas federais ao Ceará para garantir a segurança do pleito de outubro.