Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

“Puxar o freio” – A expressão, utilizada pelo governador Camilo Santana em reunião com deputados no início da semana, mostra o momento vivido pelo Estado e as medidas que o governo pretende adotar para equilibrar as contas. No entanto, o que, na semana passada, era vivido com um clima de insatisfação passou a ser encarado de forma diferente pelos parlamentares que se reuniram com Camilo.

Na análise política desta quarta-feira (29) dos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida, a dualidade vivida na Assembleia Legislativa ficou evidente: se por um lado os deputados dizem que o governo tem que contingenciar e equilibrar as contas, por outro, as medidas – consideradas impopulares – podem gerar um saldo negativo para a imagem dos parlamentares. O jogo está na mesa!

O “guarda-chuva do poder” – como definiu o jornalista Luzenor de Oliveira – apresenta ônus e bônus e os deputados cearenses precisam, na visão do jornalista, aguardar o desenrolar das medidas anunciadas pelo governo do Estado. A decisão – impopular – tem explicação e cálculo: a falta de repasses do Governo Federal, situação que deixa obras importantes, como Cinturão das Águas do rio São Francisco, literalmente paradas.

Repercussão

As medidas movimentaram a agenda política da Assembleia Legislativa do Ceará e fizeram parlamentares se posicionarem. O deputado Danniel Oliveira (MDB) foi um dos que parabenizaram o governador Camilo Santana pela iniciativa de reunir a bancada governista para debater assuntos importante para os cearense.

Já para Carlos Felipe, deputado pelo PCdoB, embora o governo esteja ajustando as contas aos repasses do Governo Federal, estabelecendo critérios e se adequando à crise vivida no país, algumas categorias serão mais firmes no debate pelo reajuste salarial: caso dos servidores públicos.

O deputado da oposição, Heitor Férrer (Solidariedade), foi mais crítico a Camilo e disse que “o governo canta uma música mas dança diferente”, fazendo referência ao modelo de gestão fiscal do Ceará, anunciado como um dos mais equilibrados do país.

O presidente da Casa, deputado Sarto Nogueira (PDT), comentou as discussões levantadas na reunião com Camilo e levantou o quadro econômico vivido. Sarto assume um papel importante para o debate de demandas do governo e, nesse cenário, fala de investimentos no Estado.

Jornal Alerta Geral

O Jornal Alerta Geral é transmitido na FM 104.3 na Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior do Estado, além das Redes Sociais do Ceará Agora (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube). Diariamente, a partir das 7 horas, os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida analisam tudo que está rolando no cenário político cearense e atualizam as novidades do que de mais importante acontece no Estado. Fique ligado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp