O governador Camilo Santana se reúne nesta quarta-feira (26) com os secretários que o acompanharam em seu primeiro mandato para fazer uma avaliação sobre as ações do Governo e também para projetar as ações para os próximos 4 anos.

O governador Camilo Santana poderá anunciar nomes dos integrantes do secretariado que comporá o novo governo de 2019.

Apesar do encontro, para o jornalista Beto Almeida, a expectativa maior fica justamente em torno disto: a nova equipe e como ficará essa composição, que caso não seja anunciado hoje, provavelmente deverá ser até a próxima sexta-feira (28).

Há muita discrição na divulgação dos nomes até o momento.

Com menos secretarias e menos cargos de confiança, Camilo, segundo o jornalista Beto Almeida, em seu Bate Papo Político, no Jornal Alerta Geral (FM 104.3 – Grande Fortaleza + 25 emissoras no Interior), edição desta quarta-feira, terá dificuldades para atender aos partidos aliados que participaram da coligação que ajudou a reelege-lo. A equipe vai ser mais enxuta e há certa pressão sob os ombros do governador, pois ele contou com 24 partidos na base aliada.  Desse modo, muitos esperam por uma vaga.

+ Veja mais

Governo do Ceará vai extinguir secretarias e cargos comissionados.

Mudanças no fator previdenciário

Você lembra daquela regra 85/95? Ela vai mudar e aumentar mais o tempo para quem precisa se aposentar.

A partir do dia 31 de dezembro, o trabalhador que pedir para se aposentar por tempo de contribuição terá que observar o novo cálculo para garantir a totalidade do benefício, isso porque o fator previdenciário terá um aumento de 1 ponto tanto para homens quanto para mulheres.

Para o jornalista Beto Almeida, a regra 85/95 foi instituída para desestimular a aposentadoria mais cedo pelo tempo de serviço. A partir do dia 31, passa a ser 86/96, somando o tempo de contribuição e o tempo de idade.

O correspondente do Jornal Alerta Geral, Sátiro Salles, tem informações sobre o assunto:

Presente de natal desagradável

Nesse período natalino, os moradores das ruas Vicente Espinola e Joaquim Pimenta, no Montese, convivem com a omissão da Prefeitura de Fortaleza, que a vários dias não faz a coleta de lixo no local.

Eles denunciam que as rampas de lixo e entulhos jogados na esquina jogada nas duas vias mostram o descaso da prefeitura com a limpeza de muitos bairros na capital cearense. Além disso, a Prefeitura ainda anunciou suspensa coleta de lixo em feriados.

O correspondente do Jornal Alerta Geral, Carlos Alberto Alencar, trás em primeira mão o apelo dos moradores:

+ Veja também

Período chuvoso aumenta risco de doenças causadas pelo Aedes aegypti

Problemas na administração municipal da Prefeitura de Juazeiro do Norte

A prefeitura de Juazeiro do Norte, sob a gestão do Arnon Bezerra, é alvo de ações da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União (CGU), que investigam a má aplicação do dinheiro público. Foram R$ 60 milhões gastos com a limpeza pública, por exemplo.

Entenda mais com as informações do correspondente do Jornal Alerta Geral, Solon Pinheiro:

Excesso de partidos

Dinheiro público destinado aos partidos políticos cresceu quase 500% desde 1996. O fundo partidário que atingirá aproximadamente R$ 1 bilhão em 2019 foi engordado nas últimas décadas ao mesmo tempo em que o número de siglas no pais se multiplicava. Em 2018, 30 partidos ganharam nas urnas o direito e terem representação na câmara dos deputados, batendo mais um recorde.

Confira essa e todas as outras notícias na íntegra do Bate Papo do Jornal Alerta Geral, que é gerado pela Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza,e transmitido, via satélite, para outras 25 emissoras no Interior do Estado: