Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Bate Papo Político traz como destaque na edição desta quarta-feira, 14, no Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 22 emissoras no Interior), as articulações que o Governo Federal mantém nos bastidores políticos em Brasília para atrair votos para a reforma da Previdência Social. Com o feriado de Carnaval, não há agenda no Congresso Nacional até a próxima segunda-feira, 19, mas os aliados de Temer estão trabalhando para uma melhor articulação e, assim, preparar o terreno para que, na próxima semana, mais alguns votos a favor do texto da reforma se concretizem na Câmara dos Deputados. O Governo, contudo, não nega que há dificuldades para votar e aprovar a reforma.

Outra tema importante debatido no Bate Papo Político de hoje foi a pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que aponta que 1,2 milhão de novos casos de câncer vão surgir nos próximos dois anos no Brasil. Só neste ano, a estimativa é que quase 600 mil pessoas sejam diagnosticadas com a doença no País. No Ceará, a situação também é preocupante e como o assunto é de interesse de todos os cearenses, os jornalistas Luzenor de Almeida e Beto Almeida conversaram com o superintendente clínico do hospital Haroldo Juaçaba, doutor Reginaldo Ferreira da Costa, que falou ao Jornal Alerta Geral sobre os dados divulgados na pesquisa do Inca e outros assuntos.

O superintendente clínico ressaltou a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. Para ele, contudo, o que mais preocupa nos números da pesquisa é que a população, principalmente a da região Nordeste, tem dificuldade no acesso a unidades de saúde que tratam o câncer. O doutor Reginaldo Costa trouxe ainda alguns números do cenário cearense. Segundo ele, no ano passado, foram atendidos cerca de 9 mil pacientes no hospital Haroldo Juaçaba, enquanto que a perspectiva para esse ano é de pouco mais de 20 mil pacientes com câncer atendidos no hospital.

Para saber mais sobre o assunto é só clicar no link abaixo:
Ceará registrará aumentos de casos de câncer, afirma superintendente clínico

Outro assunto que mereceu destaque no Bate Papo Político dessa quarta-feira são as eleições presidenciais de 2018. Dentro do PSDB, há dois pré-candidatos ao Planalto: o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. A liderança maior do partido, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, contudo, vem fazendo movimentos nos bastidores, e também de forma aberta, para que Luciano Huck seja candidato a presidente. O apresentador de TV, no entanto, caso se candidate, não vai se filiar ao PSDB, mas ao PPS.

Paralelo a esse assunto, uma coisa é certa: passado a folia do Carnaval, as lideranças nacionais irão a campo para viabilizar candidaturas à Presidência da República. Dentro do PT há uma incerteza, embora um segmento expressivo defenda a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, condenado em 2ª instância a 12 anos e um mês de prisão, está enquadrado na lei da ficha limpa. Mesmo assim, contudo, o Partido dos Trabalhadores vai insistir, pela opinião da maioria dos dirigentes nacionais, nessa candidatura.

Gostou dos assuntos debatidos no Bate Papo Político? Então clica no player abaixo e confere o debate na íntegra!

BATE PAPO 14.02.2018