Bancada dividida! Os candidatos à presidência da Câmara Federal, Baleia Rossi (MDB) e Arthur Lira (PP) promovem uma boa disputa dentro da bancada formada pelos deputados federais do Ceará. Dos 22 parlamentares, dez estiveram reunidos com Baleia Rossi nessa quarta-feira e outra fatia da bancada deve receber Arthur Lira que chega ao estado nesta quinta-feira para se reunir com apoiadores.

“Uma briga boa e com muito movimento nos bastidores políticos”, disse o jornalista Luzenor de Oliveira durante o Bate-Papo político com o jornalista Beto Almeida na edição desta quinta-feira (14) do Jornal Alerta Geral (Expresso FM 104.3 + Agora FM 107.5 + Redes Sociais), onde comentaram a visita do deputado Baleia Rossi ao Ceará, bem como as articulações de Arthur Lira para conseguir apoio dos parlamentares do estado nesta eleição à presidência da Câmara.

Apoiando a candidatura de Baleia Rossi, o governador Camilo Santana destacou a importância da bancada cearense em Brasília, bem como a importância da Câmara Federal na viabilização de projetos importantes para a população. Ouça na íntegra:

“Eu não tenho dúvida de que o Baleia representa, tem as características do diálogo, da compreensão do debate franco nesse país, pra que a gente possa avançar principalmente nesse momento que é pandemia”, disse Camilo Santana ao se referir ao deputado Baleia Rossi (MBD-SP). Acompanhe as palavras do governador:

Também presente no encontro, o atual presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia pediu apoio ao seu candidato Baleia Rossi e ressaltou a necessidade de independência do Congresso Nacional. Ouça clicando abaixo:

Apoiado por Rodrigo Maia, Camilo Santana, Cid Gomes e outros dez deputados federais, o parlamentar Baleia Rossi agradeceu todo suporte apresentado e enfatizou a importância da união e independência da Câmara dos Deputados.

No encontro, estiveram presentes os deputados federais: Moses Rodrigues (MDB), Robério Monteiro (PDT), Denis Bezerra (PSB), Eduardo Bismarck (PDT), José Guimarães (PT), José Airton Cirilo (PP), Gorete Pereira (PL), Pedro Bezerra (PTB), Idilvan Alencar (PDT), Mauro Filho (PDT), que está licenciado após assumir a Secretaria do Planejamento e o deputado federal Aníbal Gomes (DEM), suplente de Mauro Filho.

Bate-Papo

“Olhando do ponto de vista numérico percebe-se uma vantagem nessa disputa inicial para o Baleia Rossi, lembrando que essa reunião tem dois importantes apoiadores o governador Camilo Santana e o senador Cid Gomes. São dois trunfos importantes, de peso no convencimento da bancada federal na hora de tomar a decisão pelo voto para a presidência a Câmara dos Deputados”, afirma Beto Almeida.

O jornalista pontua que essas visitas dos candidatos acontecem em razão do interesse que esses tem em conhecer os anseios regionais e debater sobre quais são as expectativas da bancada cearense para a próxima presidência da mesa diretoria da Câmara Federal. Beto ressalta que existe ainda uma incógnita sobre como será o formato dessa eleição, isto é, se os deputados participarão de uma eleição híbrida, com voto presencial e voto virtual.

“Num discurso nacional voltado para o regional, uma pauta que interessa diretamente ao estado do Ceará, que é esse debate sobre a reforma tributária, a reforma de incentivos fiscais”, diz Luzenor de Oliveira ao salientar o fechamento das fábricas da Ford no país como um fato gerador da perda de milhares de empregos nas cidades, com destaque para o município de Horizonte, no Ceará.

“O que interessa aqui na realidade é o aspecto político, o que está em jogo é a predominância, são duas forças políticas antagônicas, uma representada pelo Rodrigo Maia, outra pelo presidente Jair Bolsonaro“, pontua Beto Almeida ao salientar que neste aspecto o presidente da Câmara sofre uma desvantagem em razão de estar perdendo seu poder político no mês de fevereiro, enquanto Bolsonaro continuará a frente da gestão executiva do país pelos próximos dois anos.

Luzenor de Oliveira reforça que ainda existem outros onze deputados federais cearenses indecisos sobre qual candidatura apoiar. Tendo como principal articulador o deputado Domingos Neto (PSD), o parlamentar Arthur Lira (PP) chega ao estado para integrar esses deputados indecisos e garantir maior apoio para suceder Rodrigo Maia na presidência do Congresso.

“É nessa briga aí que nós vamos ter uma caneta cheia de tinta a ser usada nos próximos 15 dias…Na linha de Rodrigo Maia nós teremos uma Câmara Federal mais na linha da independência sob o comando de Baleia Rossi e com Arthur Lira, mais tranquilidade para o presidente Jair Bolsonaro”, finaliza Luzenor.