Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Bate Papo Político traz como destaque na edição desta quinta-feira, 15, no Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 22 emissoras no Interior), a discussão na Assembleia Legislativa do Ceará do parecer favorável à aprovação do projeto que disciplina a criação da Vara para julgamento de envolvidos em ações criminosas no Ceará. O projeto, que está na Assembleia, foi encaminhado pelo Tribunal de Justiça do Estado.

A pauta ganhou força após o janeiro mais violento no Ceará desde 2013, quando se registraram 482 homicídios no Estado, incluindo a “Chacina das Cajazeiras”, ocorrida na madrugada do dia 27 do mês passado, que vitimou 14 pessoas em Fortaleza, além da execução de dez presos na Cadeia Pública de Itapajé no dia 29 do mesmo mês. As mortes estão ligadas a organizações criminosas rivais.

O Bate Papo Político ainda trouxe importantes assuntos como as articulações do Governo Federal para garantir a votação do projeto da reforma previdenciária, no dia 28 de fevereiro, no plenário da Câmara dos Deputados. O Governo precisa de, pelo menos, 40 votos para chegar aos 308 necessários para aprovar as mudanças na Previdência Social. Em mais um esforço com Estados e municípios para conseguir apoio e garantir a aprovação do texto da reforma, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reúne-se na tarde desta quinta-feira, em Brasília, com secretários estaduais da Fazenda.

Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida também debateram sobre outro tema importante. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou novos recursos para financiamentos eleitorais para as campanhas deste ano, como informou o correspondente do Jornal Alerta Geral, Carlos Alberto. Os candidatos terão direito a dois fundos públicos para bancar suas campanhas: o do fundo eleitoral, orçado em R$ 1,7 bilhão quanto o do fundo partidário, que totaliza R$ 888 milhões.

Outro tema relevante no Bate Papo Político de hoje foi as chuvas no Interior do Ceará nas últimas horas. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Estado já registrou, para fevereiro, uma quantidade de chuvas que representa cerca de 70% da média histórica para o mês. Com as precipitações, há uma melhora no nível dos reservatórios cearenses.

Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida ainda trouxeram os dados do balanço preliminar da Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobre o feriado de Carnaval. Segundo a PRF, o número de acidentes nas rodovias federais brasileiras tiveram uma queda em relação ao ano passado. Entre sexta-feira, 9, data de início da operação, até a meia noite dessa última terça-feira, 13, foram registrados 249 acidentes graves, com 87 mortes. Os dados oficiais sobre o números de acidentes nas estradas federais que cortam o Ceará serão divulgados nesta quinta-feira.

Por fim, os dois falaram sobre a novela que parece não ter previsão de acabar e que já dura dois meses: a deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) continua barrada para assumir o Ministério do Trabalho. A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, disse que a decisão sobre a posse da deputada cabe ao STF e não ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e afirmou que a discussão será levada ao plenário do Tribunal do qual é presidente.

Gostou do assuntos do Bate Papo Político de hoje? Então clica no player abaixo e ouça o Bate Papo na íntegra!

 BATE PAPO 15.02.2018