Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Bate Papo Político traz como destaque na edição desta quarta-feira, 28, no Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 22 emissoras no Interior), a mudança nas regras das aposentadorias dos servidores estaduais por parte do Governo do Ceará. O governador Camilo Santana vai criar duas fundações para cuidar da Previdência do Estado, além de alterar a tramitação dos processos de aposentadoria dos servidores de toda a administração estadual.

O pacote do Governo do Ceará, tratando da reforma previdenciária no Estado, já foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Ceará nessa terça-feira. A proposta ainda traz um outro ponto relevante, que trata da revogação de parte de algumas leis complementares relacionadas ao Sistema Previdenciário. No pacote de medidas ainda está previsto que, no futuro, os servidores estaduais terão, como limite de aposentadoria, o teto do INSS, que hoje é R$ 5.531,32. Vale lembrar que as mudanças valem para os servidores estaduais que ainda vão ingressar em órgãos do Estado, após prestação de concurso público.

Outro importante assunto que entrou na pauta do Bate Político de hoje é a expectativa, em Brasília e nos estados, sobre a reunião, marcada para essa quinta-feira, 1º de março, na capital federal, que contará com a presença do presidente Michel Temer e do novo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, para tratar do combate à criminalidade no Brasil. O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), já confirmou presença e será um dos principais atores do encontro, já que o Estado passa por uma crise de Segurança Pública neste ano – somente em janeiro passado, 482 homicídios foram registrados.

O encontro carrega uma ansiedade aparente entre as lideranças políticas estaduais sobre as medidas a serem anunciadas pelo Governo Federal para o combate ao crime organizado. A ideia é fazer uma integração de forças entre União e governos estaduais na luta contra a criminalidade. Camilo Santana deve defender, durante a reunião, que a sede do Centro de Inteligência Regional da Polícia Federal na região Nordeste seja no Ceará, considerado um dos centros regionais de interesse do crime organizado. O presidente Temer afirmou, nesta semana, que não descarta intervenção federal na área da Segurança Pública em outros estados, como está ocorrendo no Rio de Janeiro.

Outra informação de grande interesse para os cearenses é a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os aposentados e pensionistas do INSS, que ainda não fizeram o procedimento em 2017, devem procurar uma agência bancária e realizar a comprovação de vida nesta quarta-feira. O prazo, segundo o INSS, não será prorrogado. Todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social, que recebem os pagamentos em conta corrente, conta poupança ou cartão magnético, devem provar que estão vivos mais uma vez. 100 mil cearenses, de acordo com dados do INSS, ainda não fizeram o procedimento.

Outro tema relevante abordado no Bate Papo Político de hoje foram os juros do cheque especial. Os tributos chegaram a 324,7% ao ano, como informou o correspondente do Jornal Alerta Geral, Carlos Alberto. E mais: mesmo com sinais positivos da Economia, número de empresas inadimplentes no Brasil chegam a 5,4 milhões em janeiro, maior quantidade desde março de 2015, quando o levantamento começou a ser feito.

Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida ainda trouxeram uma denúncia de reclamações em Aracati. Uma passagem fechada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) no Município tem prejudicado quase 20 mil moradores da cidade. O Jornal Alerta Geral cobrou uma resposta do DNIT, mas, até agora, não obteve resposta. Além disso, outra denúncia vem também do Interior do Estado. O ano letivo já começou, mas os problemas se repetem. Pais de alunos reclamam da falta de ônibus escolares em comunidade rural de Russas, como mostrou o correspondente Cid Ferreira. Vale ressaltar que a cidade já havia sido cobrada pelo Ministério Público Estadual, no ano passado, para regularizar a frota do transporte escolar. No Vale do Jaguaribe, assentos de um perímetro irrigado fazem cobrança ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) na Câmara Municipal de Russas.

E, por fim, eleições 2018. O presidenciável Ciro Gomes começa, pela região do Cariri, no Interior do Estado, uma série de encontros do PDT no Ceará. Quem trouxe mais detalhes sobre o assunto foi o correspondente Franzé Sousa.

Gostou do que foi abordado no Bate Papo Político de hoje? Então clica no player abaixo e assista aos comentários e análises dos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida na íntegra!

BATE PAPO 28.02.2018