Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Bate Papo Político traz como destaque na edição desta sexta-feira, 9, no Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 24 emissoras no Interior), os desdobramentos da oficialização das pré-candidaturas do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), e do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), à Presidência da República. Os dois tiveram seus nomes oficializados por suas legendas nessa quinta-feira, 8, em Brasília, após as convenções das Executivas Nacionais das siglas.

Ciro Gomes, durante entrevista coletiva após a reunião do partido, onde foi escolhido por unanimidade, disse que será o candidato de todos os brasileiros que se preocupam com o País e que querem mudanças. Já Rodrigo Maia fez um discurso pela renovação da política e não citou o governo do presidente Michel Temer, o que caracteriza seu afastamento da imagem do presidente, mal vista pela maioria dos brasileiros. Há cinco meses das convenções partidárias, que irão definir, oficialmente, as candidaturas ao Palácio do Planalto, 11 nomes já são pré-candidatos à Presidência da República.

Paralelo a esse assunto, os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida conversaram com o deputado federal Leônidas Cristino, integrante da bancada do PDT na Câmara dos Deputados. O parlamentar, em entrevista à edição desta sexta-feira, 9, do Jornal Alerta Geral falou sobre a candidatura de Ciro Gomes à Presidência e sobre as alianças políticas no Ceará para a disputa pelo Governo do Estado e pelas duas vagas no Senado Federal a que o Ceará tem direito. O deputado adiantou, inclusive, a possibilidade de Cid Gomes disputar uma vaga no Senado pelo Ceará neste ano, o que pode fortalecer as candidaturas de Camilo Santana (PT) ao Governo do Estado e de Ciro Gomes à Presidência da República.

E por falar no chefe do Executivo Estadual, durante a entrevista, Leônidas disse que a aliança PT-PDT no Ceará já está consolidada e que sua legenda irá apoiar a reeleição de Camilo ao Governo do Estado. O deputado federal ressaltou, contudo, que a chance de uma aliança entre os partidos, no âmbito nacional, em prol de um candidato único à Presidência, em um cenário sem o presidente Lula, é praticamente zero.

Sobre uma possível aliança com o MDB, o parlamentar comentou que os partidos conversaram, mas apenas no âmbito administrativo e que uma possível coligação MDB-PDT-PT no Ceará só será discutida entre as lideranças estaduais das legendas nas convenções partidárias, marcadas para 20 de julho.

Para saber mais sobre o assunto, e ouvir a entrevista completa com o deputado federal Leônidas Cristino, é só clicar no link abaixo:
Aliança PDT-PT no Ceará está consolidada, diz deputado Leônidas Cristino ao Alerta Geral

O Bate Papo Político de hoje também debateu sobre a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) de suspender o programa Cartão Mais Infância do Governo do Estado, como mostrou o jornalista Marcelo Raulino. De acordo com o MPF, a suspensão do programa é devido a legislação eleitoral, que caracteriza como conduta vedada ao agente público a distribuição gratuita de bens e valores, além de outras benefícios, durante o ano eleitoral, caso de 2018.

A última informação do Bate Papo Político desta sexta ainda trouxe a notícia de que, após 24 horas da abertura da janela partidária, o MDB perdeu três deputados federais. A saída dos parlamentares fizeram, inclusive, que o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, tivesse que ir a campo para tentar evitar um esvaziamento do partido. O deputado federal Vitor Valim (MDB-CE) é outro que pode estar de saída da sigla, rumo ao Podemos. Caso Valim deixe a legenda, Aníbal Gomes seria o único representante cearense do MDB na Câmara Federal.

Gostou das informações do Bate Papo Político de hoje? Então clica no player abaixo e ouça as análises dos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida na íntegra!

BATE PAPO 09.03.2018

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp