Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A resistência dos pais em levarem os filhos de volta às escolas é cada vez maior e, de acordo com uma pesquisa do Instituto Datafolha, publicada nesta terça-feira, 79% dos brasileiros querem que os estabelecimentos de ensino continuem fechados neste segundo semestre de 2020.


O assunto ganhou destaque, nesta terça-feira (18), no Bate Papo Político, entre os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida. O Jornal Alerta Geral é gerado pela Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, é transmitido para outras 24 emissoras no Interior do Estado e pelas redes sociais do Ceara Agora

Beto Almeida destaca que entre os pais e brasileiros de uma forma geral, as pessoas mais preocupadas são as mulheres porque o percentual dela é até um pouco maior. No geral 70% diz que sim vai agravar muito a questão da pandemia com o retorno da aulas presenciais, mas as mulheres 80% delas não querem a volta das aulas, dizem que isso vai piorar a pandemia”

“Existe a insegurança instalada na cabeça da família brasileira. Qual é a segurança que as escolas e o poder público dá pra estes pais de que haverá realmente um controle da pandemia. Que esses estudantes além de adoecerem, porque o risco desses estudantes adoecerem, mas principalmente que eles sejam vetores da doença levando inclusive a possibilidade de que parentes mais idosos corram riscos”, diz Beto.

Luzenor de Oliveira pontua que é inevitável a aglomeração, a convivência mais próxima, mais calorosa entre crianças e adolescentes dentro de um estabelecimento escolar. “Além desse aspecto tem outro fator que é a mobilização, o deslocamento dos estudantes, dos funcionários para essas escolas. Você vai ter uma sobrecarga ainda maior no transporte coletivo, no dia a dia nós teremos mais movimentação e com isso a ameaça inevitável”, afirma ele.


A pesquisa revela que, para 59% dos entrevistados, a retomada das aulas presenciais irá agravar o quadro sanitário. Outros 20% temem que a situação se agrave um pouco, enquanto 18% afirmaram que não haverá efeito na disseminação do vírus, e 3% não quiseram ou não souberam responder


O sentimento dos brasileiros em relação a retomada das atividades nas escolas está na pesquisa que o Datafolha realizou, por telefone, nos dias 11 e 12, com 2.065 pessoas. Especialistas da área da saúde consideram que o alto índice de brasileiros que se opõem ao reinício das aulas presenciais retrata a desconfiança sobre a eficácia de medidas de combate à Covid-19.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp