Baturité alcançou a maior cobertura vacinal do Ceará e o modelo de imunização será utilizado como referência em todos os municípios cearenses. Nessa quinta-feira (13) o Governo do Estado e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) assinaram Termo de Adesão à Busca Ativa Vacinal (BAV).

A estratégia foi utilizada como projeto-piloto em Baturité, e contribuiu para identificar crianças menores de 5 anos com atraso vacinal ou não vacinadas. Foram estabelecidas estratégias para encaminhamento delas aos serviços de saúde e atualizações de vacinação, entre outras ações.

O prefeito Herberlh Mota acompanhou a solenidade no Palácio da Abolição ao lado da vice-governadora Jade Romero, representantes do UNICEF, e classificou a data como um momento histórico para o município.

“Quero agradecer todos os colaboradores, agentes comunitários de saúde, professores, e outros profissionais, que através dessa ação, levou o município como modelo para todo o Estado”, ressaltou o gestor.

Durante a assinatura, a vice-governadora Jade Romero parabenizou o prefeito Herberlh Mota pelas ações realizadas na Saúde do município e o trabalho de imunização que será utilizado como modelo.

A secretária de Saúde de Baturité, Sayonara Cidade, lembrou o trabalho realizado em parceria com o Unicef, onde o município conseguiu sair de um patamar de 43% de cobertura vacinal, para 95%.

A secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara, destacou o trabalho realizado em Baturité, e a importância da Busca Ativa para alcançar bons níveis de vacinação.

“Esse projeto envolve todos os municípios do Estado do Ceará, e até agora, 77 aderiram. Além disso, o Governo do Estado vai oferecer suporte e apoio para os municípios”, ressaltou Tânia Mara.