A mobilização deflagrada pela Secretaria de Saúde de Baturité na busca de crianças que precisavam ser imunizadas ajudou o Ceará a melhorar a cobertura da vacinação contra a Poliomielite em 2023 e representa um bom exemplo para o Brasil.
O imunizante é aplicado em crianças com até um ano de vida. De acordo com os números do Ministério da Saúde, o Ceará obteve cobertura de 93%, seguido pelo Piauí (92%) e Santa Catarina (90%).
As preocupações com a boa cobertura vacinal que protege crianças e adolescentes contra diferentes tipos de doenças levaram o prefeito Hérberlh Mota a assinar decreto instituindo o Programa de Vacinação nas Escolas, colocando Baturité como pioneiro na região Nordeste.
‘’O objetivo é beneficiar alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental nas escolas públicas e privadas, que estejam com a caderneta de vacinação atrasada’’, observa o prefeito Hérberlh Mota.
O Decreto determina, também, que a escola deverá enviar para a unidade básica de saúde mais próxima, a cada seis meses, cópia da carteira de vacinação de cada criança matriculada para análise da situação vacinal.
Baturité foi um dos quatro municípios brasileiros onde foi realizado o projeto-piloto da iniciativa Busca Ativa Vacina. O município desencadeou ações para a imunização chegar a as crianças de todas as localidades do Município.