A cidade de Baturité, chamada de terra do café, recebe, entre os dias 25 e 27 de novembro, o I Festival Gastronômico e II edição do Ceará Organic Food Festival. Serão três dias de programação com a maior feira gastronômica da região, espaços culinários, agricultura familiar e muita cultura. Durante a programação, será realizado o Seminário Turismo Gastronômico: Hotelaria e Restaurantes Sustentáveis.


A agenda, que movimenta a economia do Maciço do Barurité, valorizando talentos da terra na área gastronômica e atraindo um bom público de visitantes, terá programações técnicas, aulas show, feira agroecológica com mais de 15 produtores e muita música para deixar o clima ainda mais estimulante. O Festival Gastronômico de Baturité faz sua estreia e o Ceará Organic Food Festival chega a sua segunda edição.


Segundo o prefeito Hérberlh Mota, o evento, realizado em parceria com o Sebrae Ceará, ‘’consolida Baturité como um importante polo de gastronomia regional e oferece oportunidades para aprimoramento técnico de profissionais da área, para empreendedores do setor da alimentação e para articuladores da cultura alimentar’’.


A parceria do Município com a Prefeitura é marcada, também, com a celebração dos 200 anos da presença do café em Baturité que será comemorada com ações do projeto de Educação Patrimonial “Tem café na escola”, que conta com o lançamento de fanzines feitos por alunos da rede municipal, posse dos membros da Associação Rota Verde do Café, lançamento do Mapa do Café de Sombra, plataforma digital, caderno de orientação de cultivo e ainda Cupping Café da Serra de Baturité, com degustação que classifica a qualidade da bebida.


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E GIRO INTERNACIONAL


A Prefeitura de Baturité decidiu ampliar o raio de abrangência da agenda gastronômica com uma temática voltada à Alimentação Escolar Saudável. Com essa iniciativa, o Maciço de Baturité recebe, na última semana de novembro, profissionais da Suécia, Uruguai, Bolívia, além de São Paulo, Bahia, Brasília e, claro, representantes cearenses do setor. A troca de experiências é uma das ações para melhorar ainda mais a alimentação escolar.


De acordo com a Prefeitura, serão realizadas atividades envolvendo toda a cadeia de alimentos, desde profissionais da nutrição, agronomia, economia, pesquisadores, gestores públicos, merendeiras, educadores, produtores, sindicatos, iniciativa privada, supermercados, órgãos de certificação, órgãos públicos e todos que impactam de alguma forma na trajetória do alimento das nossas crianças nas escolas.


A programação a presença do Instituto Federal do Ceará (IFCE) Campus de Baturité com a proposta do Seminário Alimentação Escolar Saudável e Agricultura Familiar: territórios e cultura alimentar, que será realizado nos dias 25 e 26, no próprio campus.


A Fundação Cultural Educacional Popular em Defesa do Meio Ambiente (Fundação Cepema), outra protagonista do evento, atuará nos quatro eixos temáticos: Mudanças Climáticas e Saúde Planetária; Alimentação Escolar, Agroecologia, Gênero e Nutrição; Cultura Alimentar, Território e Desenvolvimento; e Fome, Soberania e Direito Humano à Alimentação.

REFERÊNCIAS NA GASTRONOMIA NACIONAL


Entre os convidados do Festival Gastronômico de Baturité e Ceará Organic Food Festival estão profissionais reconhecidos nacionalmente por suas contribuições na busca por alimentação saudável e sustentável. A lista tem participações de Aline Guedes, que é chefe de cozinha e pesquisadora da alimentação e comensalidade de quilombos, Laura Rosano, cozinheira, produtora agroecológica e coordenadora nacional do Movimento Slow Food, no Uruguai; Peter Wrenfelt, economista, geógrafo e consultor de negócios sustentáveis na empresa U&We Suécia; e Rita Taraborelli, ilustradora e autora especialista em cozinha vegetariana.


BOA PROGRAMAÇÃO


A I Feira Gastronômica de Baturité vai oferecer, ainda, na Praça da Matriz, todos os dias, entre 18 e 23 horas, como atrativo para o público, a exposição e venda de produtos locais, além de extensa oferta com opções gastronômicas para todos os gostos e bolsos. Os convidados terão um corredor gastronômico e Espaço Gourmet disponíveis para se deliciar.
Como atrações musicais e culturais estão as bandas Feed Semana e Cabra da Peste, Marcos Lessa, Felipão, Grupo Tradicional de Sanfoneiros e o grupo do Reisado Nossa Senhora da Palma.

PARCERIA E REALIZAÇÃO


O I Festival Gastronômico de Baturité e a II edição do Ceará Organic Food Festival serão realizados a partir da parceria da Prefeitura de Baturité e Sebrae Ceará, com o apoio da Cepema, Rede EcoCeará, IFCE, Sesc, U&We, OCCA, Framtidsjorden.


SERVIÇO


I Festival Gastronômico de Baturité e II Edição do Ceará Organic Food Festival
De 25 a 27 de novembro
Praça da Matriz de Baturité
De 18h às 23h
@prefeitura.baturite

(*) Com informações da Prefeitura Municipal de Baturité