Água é essencial para a sobrevivência, mas as suas funções no organismo são as mais variadas. Uma delas é proteger os dentes contra possíveis doenças bucais, já que atua diretamente no equilíbrio do pH bucal.
— A saliva é muito importante no processo de defesa da nossa boca e do nosso corpo. Ela é essencial também no processo de digestão — explica a cirurgiã-dentista Danielly Moura, lembrando que o mínimo necessário de ingestão de água diariamente para garantir a produção de saliva é 1 litro e meio.
De acordo com a dentista Bruna Lavinas, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), tomar água em temperatura ambiente é o suficiente para manter a saúde dentária. Estudos mostram que beber 1,5 litro a 1,8 litro por dia é o suficiente.
— Pessoas com a boca seca e pouca hidratada ficam mais desprotegidas contra o aparecimento de cáries. E também fica com mau hálito — alerta o cirurgião-dentista Luciano Moura.
Veja os problemas bucais que estão diretamente ligados ao pouco consumo de água:
Cárie, gengivite, doença periodontal e infecções oportunistas, como a candidíase.
Pessoas que fazem uso de medicações como anti-hipertensivos, antidepressivos e ansiolíticos tendem a sofrer redução brusca na produção de saliva. É recomendado que bebam muita água durante o dia.