O assunto é sério para os beneficiários do Bolsa Família aqui do Ceará: a partir deste mês, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social vai bloquear o pagamento do Bolsa Família para usuários que estão com o CPF irregular no Cadastro Único. O objetivo é impedir que o benefício seja pago para pessoas que não cumpram os requisitos estabelecidos. No Ceará, quase 1 milhão e 500 mil cearenses são contemplados com o programa e precisam checar a situação.
O bloqueio pode acontecer em caso de CPF suspenso, cancelado ou com divergência de titularidade na Receita Federal e com inconsistência de dados no CadÚnico. Após 6 meses de bloqueio, caso o beneficiário não resolva as pendências, ele pode ter o benefício cancelado de vez.
O ministério afirma que vai informar as pessoas que estão com irregularidades por meio do aplicativo do Bolsa Família ou da Caixa Econômica Federal, mas também é possível checar a sua situação do CPF no site da Receita Federal.
Em caso de irregularidades, é preciso atualizar os dados cadastrais. Isso pode ser feito online pelo navegador ou pelo aplicativo do CadÚnico, ou ainda presencialmente em uma unidade da Receita Federal ou em postos conveniados dos Correios, Cartórios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. No caso de inconsistências com o CadÚnico, é preciso buscar atendimento presencial em uma unidade do CRAS.