Mais três cidades cearenses receberam a visita da primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, para a entrega dos cartões Ceará Sem Fome, sendo estas, Viçosa do Ceará, Guaraciaba do Norte e Granja. O momento foi acompanhado também pelo secretário executivo da Infância, Família e Combate à Fome da Secretaria da Proteção Social (SPS), Caio Cavalcanti, prefeitos, como Francisco João Cardoso Filho (Viçosa do Ceará); Adail Machado (Guaraciaba do Norte); o vice-prefeito de Granja, Aníbal Filho, com o deputado estadual, Romeu Aldigueri.
Em Viçosa do Ceará, foram 576 famílias, totalizando 2.954 pessoas beneficiadas. Já em Guaraciaba do Norte, também na Serra da Ibiapaba, foram 371 beneficiados, com uma abragência de 1.903 pessoas contempladas. Em Granja, esse número foi de 372 famílias, com 1.908 pessoas ao todo.
A primeira-dama destacou o papel das mulheres nas famílias. Hoje, 95,9% dos beneficiários do cartão Ceará Sem Fome são mulheres, ou seja, são quase 42 mil beneficiárias. “Quero cumprimentar primeiro as mulheres, porque são elas que abdicam de suas vidas para cuidar dos seus filhos e de suas famílias. Deixando de trabalhar muitas vezes e ficam com uma renda menor para poder alimentar seus filhos e suas filhas”, iniciou.
Uma dessas mulheres é a senhora Juliana Araújo, que mora Distrito de Sítio Cacimbão, em Viçosa do Ceará. Em conversa com a primeira-dama, Lia de Freitas, ela falou sobre como o cartão irá complementar a renda da sua família. “Eu vou fazer umas compras boas para a minha casa. Chegou em boa hora, porque o dinheiro do Bolsa Família ajuda, mas agora com o cartão Ceará Sem Fome vai ser melhor para nós. Quando eu sair daqui, já vou fazer umas comprinhas e levar para a minha família”, disse sorrindo.
O secretário executivo da Infância, Família e Combate à Fome da SPS, Caio Cavalcanti, reforçou o trabalho incansável para amenizar esse cenário de insegurança alimentar. “Nós sabemos que nos dois primeiros governo do nosso presidente Lula, nós conseguimos tirar o Brasil do mapa da fome, mas infelizmente, devido a diversas questões, o Brasil voltou a esse cenário. Então ela (primeira-dama Lia) é essa pessoa determinada, que não vai sossegar enquanto a gente não reduzir a insegurança alimentar e fortalecer o desenvolvimento do nosso Estado”, salientou.
Ainda durante esta semana, a primeira-dama acompanhará entregas nas regiões do Cariri, Sertão Central e também na Região Metropolitana de Fortaleza.