Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Ministro da Ecoomia, Paulo Guedes, durante seminário sobre a reforma da Previdencia no Correio Braziliense. Barasilia, 22-05-2019.Foto: Sérgio Lima/PODER 360

“Todo mundo nesse momento agora tem que dar a sua cota de sacrifício” foi o que disse o jornalista Beto Almeida ao comentar a proposta defendida pelo ministro da economia Paulo Guedes de que seja congelado os salários dos servidores públicos por um período de dois anos a fim de que se diminuam os impactos sobre o caixa dos estados, prefeituras e da união. O assunto foi repercutido dentro do Bate-Papo político desta terça-feira (14).

Diante do cenário atual de pandemia, isolamento social e fechamento do comércio, vários governadores e prefeitos tem tido dificuldades para manterem seus compromissos em dia em razão da queda vertiginosa registrada na arrecadação tributária do poder público. Em meio a isso surge a ideia defendida pelo ministro da economia Paulo Guedes para congelamento dos salários por dois anos.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, também endossou a proposta de congelamento e disse que o tema será sim debatido caso o governo federal encaminhe a proposta. Em sua fala no Alerta Geral, o jornalista Beto Almeida comenta que a medida é coerente e que neste momento todo mundo precisa dar sua cota de sacrifício. Ele pontua o papel dos estados nesse cenário:

“Os estados tem que mandar para as suas assembleias essa decisão de congelamento de salários pra que seja votado…porque se os estados estão reclamando exatamente da crise financeira provocada por essa pandemia, da falta de recursos pra fazer frente a retomada do cenário econômica, como é que vai dar reajuste pra servidor?”

Beto ainda pontua que a medida precisa ter apoio dos três poder e vir de maneira generalizada, isto é, atingindo os servidores do âmbito legislativo, judiciário e executivo, com impacto nos salários de todos a fim de que os efeitos da pandemia do coronavírus sejam minimizados.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp