Entrevista coletiva do ministro da economia, Paulo Guedes

“Um quadro marcado pela tristeza, incerteza e angústia”, foi o que disse o jornalista Luzenor de Oliveira ao comentar a situação dos trabalhadores no país diante da pandemia do coronavírus e da crise na área econômica. Nesta quarta-feira (29), o Bate-Papo político deu destaque ao aumento no número de pedidos para recebimento do seguro desemprego, chegando a mais de 800 mil solicitações entre março e abril.

Com a queda brusca na arrecadação, muitas empresas ficaram impossibilitadas de manterem seu plantel de funcionários e por isso tiveram de rescindir contratos e promover demissões em massa, gerando uma massa de desalentados financeiramente para o país. Segundo o governo federal, a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus gerou mais 150 mil pedidos de seguro-desemprego a mais que no mesmo período de 2019.

Em sua fala, o jornalista Beto Almeida pontua que foi positiva a medida para redução da jornada de trabalho e salário para combater os efeitos da pandemia: “A medida provisória teve seu valor, isso evitou a demissão de muita gente”. Ele ainda destaca que praticamente 100% desses desempregados que surgiram são oriundos do setor de serviços, como o pessoal de bares e que por isso é tão necessário que se adote medidas para suprimir esses efeitos negativos.