No próximo dia 24 de janeiro, ciclistas de 20 estados vão dar a largada para a temporada nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza. Eles vão competir por pontuações no Ranking Nacional XCM durante o Cerapió 2024. A Lagoa da Prejubaca, no centro de São Gonçalo, vai estar com grande movimentação para os atletas.
São Gonçalo do Amarante foi selecionada para fazer parte do percurso do Cerapió por diversos motivos. Entre eles, a estrutura que a cidade oferece para receber a caravana e a possibilidade de oferecer trilhas desafiadoras para os ciclistas. O percurso que mistura litoral, serra e sertão é uma das principais características que atrai competidores de todo o país.
Depois de largarem da Lagoa da Prejubaca, os ciclistas vão encarar 100 km até Itapipoca em meio à mistura de terrenos e as subidas e descidas da Serra de Uruburetama. “Já no primeiro dia, saindo de São Gonçalo do Amarante, os competidores vão ter trilhas bastante exigentes. Isso é tudo o que os participantes do Cerapió querem”, afirma o diretor da prova de bikes, Zenardo Maia.
Além da parte esportiva, os ciclistas vão poder se encantar com as belezas naturais, o artesanato e a pujança econômica da cidade. A orla da Praia da Taíba e a rica produção em crochê são destaques para os que gostam de cultura e lazer. O Porto e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém completam o cenário das riquezas de São Gonçalo do Amarante.
“Com muito orgulho iremos sediar essa largada de bikes do Cerapió, que é um evento já consagrado dentro e fora do Brasil. São Gonçalo do Amarante ama o ciclismo e é um celeiro de atletas amadores e profissionais. Estamos felizes com a parceria e iremos dar todo o apoio necessário para que essa largada seja um sucesso”, destaca o prefeito Professor Marcelão.