Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A implantação da bilhetagem eletrônica da Linha Sul do Metrô de Fortaleza está na reta final. Atualmente, por meio de contrato com empresa especializada, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos está finalizando os sistemas de energia das catracas eletrônicas, em todas as estações. Essa medida vai garantir o funcionamento das mesmas em eventuais quedas de alimentação elétrica. Esta é a última etapa para que a bilhetagem eletrônica seja iniciada integralmente na Linha Sul. O serviço já está concluído em nove das 19 estações em operação. E as demais serão integradas ao sistema gadativamente.

Nestas unidades (ver quadro abaixo), a bilhetagem eletrônica já está em funcionamento e já não são comercializados bilhetes de papel. Os usuários recebem cartões eletrônicos carregados com apenas uma passagem, e que são recolhidos pela catraca eletrônica no momento do embarque. Temporariamente, devido a restrições técnicas e operacionais, ainda não é possível comercializar passagens múltiplas através do cartão eletrônico – o que acontecerá até o fim de julho, quando todas as estações estiverem com suas catracas prontas para o uso.

Através dessa tecnologia, os bilhetes de papel estão sendo substituídos por cartões eletrônicos, trazendo inúmeras vantagens. Softwares e equipamentos necessários já estão instalados em todas as estações, e conectados com a sede administrativa da empresa, no bairro Moura Brasil, onde funciona o Centro de Controle Operacional (CCO) do sistema metroviário. A previsão atual é de que este sistema deva estar em funcionamento integral até o final de julho, em todas as estações.

Nesta fase, os usuários poderão comprar passagens múltiplas, unitárias ou meia passagem por meio de cartão eletrônico – e os bilhetes de papel já não estarão em circulação. Haverá também um cartão específico para gratuidades. Uma das vantagens do sistema eletrônico é dar viabilidade técnica para adesão do Metrofor ao Bilhete Único Metropolitano. Os estudos para isso estão avançados. A bilhetagem do Metrofor é um dos importantes investimentos que o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Infraestrutura e Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, vem realizando e assim trazendo melhorias para o sistema.

ESTAÇÕES QUE JÁ OPERAM COM BILHETAGEM ELETRÔNICA :
Estação Chico da Silva
Estação Juscelino Kubitschek
Estação Couto Fernandes
Estação Rachel de Queiroz
Estação Porangabussu
Estação Modumbim
Estação Jereissati
Estação Virgílio Távora
Estação Benfica

Serviço:
Linha Sul do Metrô de Fortaleza
De 5h30 às 19, segunda-feira a sábado
R$ 3,20 (inteira) e R$ 1,60 (meia)Ceará libera vacina contra a gripe para toda a população

Com informações do Metrofor