A Black Friday 2019 acontece daqui a exatamente um mês, no dia 29 de novembro. A Black Friday, que acontece tanto no comércio eletrônico quanto no varejo físico, é considerada uma das principais datas de compras no Brasil.

O jornalista Carlos Alberto Alencar, em seu comentário, nesta quarta-feira (30), no Jornal Alerta Geral (FM 104.3 – Grande Fortaleza + 26 emissoras + redes sociais), alertou os consumidores sobre as eventuais mudanças de valores dos produtos ofertados na Black Friday, que podem levar à principal queixa recorrente nas últimas quatro edições da data de promoções: a propaganda enganosa.

Carlos Alberto explica que a propaganda enganosa inclui a maquiagem de preços, que levou os consumidores a apelidarem o evento de “Black Fraude” nas edições anteriores. A prática da maquiagem, também conhecida como “metade do dobro”, consiste em aumentar os preços antes da data do evento para depois baixá-los e nomeá-los como “superdescontos”. A propaganda enganosa também inclui a diferença dos preços anunciados no momento da compra e na hora do pagamento do pedido.

Confira na íntegra o comentário do jornalista Carlos Alberto Alencar: