As pesquisas que darão origem ao Plano de Mobilidade Urbana (PMU) de Caucaia estão prestes a entrar numa nova fase. A partir desta terça-feira (21), blitze começarão a ser realizadas em pontos estratégicos do município.

Com isso, os motoristas que responderem ao questionário de origem-destino vão colaborar com a construção de uma nova política pública de deslocamentos internos e intermunicipais.

Até a próxima sexta-feira (25), as equipes estarão na avenida Ulysses Guimarães, próximo ao Sesc Iparana, uma importante via de acesso ao litoral caucaiense.

Os trabalhos acontecerão em dois turnos (manhã e tarde) e terão apoio da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT). “As blitze são exclusivamente para os condutores responderem ao questionário. É uma pesquisa de tráfego e não uma fiscalização de trânsito”, reforça o coordenador dos trabalhos, engenheiro Lucas Caldas.

Além da aplicação dos questionários, as blitze farão a contagem de veículos. Aparelhos serão instalados às margens dos dois sentidos da avenida e indicarão quantos carros, motos, caminhões e outras máquinas passam periodicamente pelo local. Isso também auxiliará a Prefeitura a compreender o modo como as pessoas se deslocam em Caucaia.

Em paralelo, seguem as pesquisas domiciliares. Mais de 1.400 questionários já foram aplicados em diversos bairros. Cada documento corresponde a uma residência. A expectativa é de que pelo menos 3.000 casas sejam visitadas pelas equipes até dezembro.

O PMU é obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes – conforme estabelece a Lei Federal nº 12.587/12 ao instituir as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. É a primeira vez, no entanto, que Caucaia mobiliza-se pra elaboração do documento, exigido também pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) dentro do financiamento do Avança Caucaia, maior programa de infraestrutura integrada da história do município.

 

 

(*)com informação da A.I