A Secretaria de Estado da Saúde recebeu 279.290 vacinas contra a Covid-19 na tarde desta sexta-feira (6), sendo 177.840 doses da Pfizer/BioNTech, 97.300 da AstraZeneca/Covax e 4.150 Janssen/Johnson & Johnson. Os imunizantes foram enviados via terrestre. - curitiba, 06/08/2021 - Foto: Américo Antonio/SESA

O Governador Camilo Santana anunciou, na tarde desta quinta-feira (28), em suas redes sociais, que o lote com 205.250 doses do imunizante da Astrazeneca, chegarão ao Estado na manhã desta sexta-feira (29). Além dessas, chegarão, também, 138.060 da Pfizer. Isso totaliza 343.310 doses de vacinas contra a Covid-19.

A previsão é que os lotes cheguem, respectivamente, por volta das 11h25 e das 12h20 em Fortaleza.

O Ceará tem enfrentando uma situação difícil no processo de imunização da população pela falta de doses. No início desta semana, a Secretaria Estadual de Saúde (SESA), informou que até a noite de domingo (24), não havia recebido nenhum informe do Ministério da Saúde sobre os lotes que seriam enviados ao Estado nos dias seguintes.

Já na segunda-feira (25), a pasta estadual enviou um ofício ao Ministério pedindo que fossem enviadas as vacinas da marca para aplicação de segundas doses. Na terça-feira (26), o Governador Camilo Santana entrou em contato com o Ministério da Saúde, Marcelo Queiroga pedindo que a situação fosse resolvida com a maior urgência possível. Na quarta-feira (27), o governador foi informado – e anunciou a novidade também nas redes sociais – que o Ministério da Saída estaria enviando o lote nas próximas horas, no mesmo dia. Até hoje , quinta-feira (28), o Estado aguardava a chegada.

Os imunizantes da Pfizer vão ser destinados à aplicação de segundas doses (D2), doses de reforço (DR) e doses adicionais (DA). Já as doses de AstraZeneca serão utilizadas, exclusivamente, para aplicações de D2, segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).