Milhares de aposentados e pensionistas do INSS poderão ganhar uma boa grana da previdência social após a decisão do Supremo Tribunal Federal, STF, que reconheceu como legal a chamada revisão da vida toda. A nova regra abre espaço para os aposentados e pensionistas incluírem no cálculo do benefício salários maiores anteriores a julho de 1994.

O Jornal Alerta Geral recebeu, nesta sexta-feira, o professor e advogado Paulo Bacelar que responde dúvidas e orienta os caminhos para as pessoas que podem ter direito a norma criada pelo STF. Bacelar estará, também, neste sábado, no Alerta Geral Especial ‘Caminhos da Aposentadoria’ respondendo as mensagens dos ouvintes que tem dúvidas sobre os benefícios pagos pelo INSS.


O Jornal Alerta Geral, gerado pela Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão pelas redes sociais do @cearaagora e por mais de 20 rádios no Interior.

RECÁLCULO DA APOSENTADORIA E DA PENSÃO

Com essa decisão, na prática, os beneficiários do INSS podem recalcular as aposentadorias incluindo contribuições anteriores a julho de 1994, já que, em 1999, a reforma da Previdência da época mudou os cálculos dos benefícios ao estabelecer que contribuições ao INSS anteriores ao Plano Real não seriam consideradas.


A boa notícia é que, segundo o advogado Paulo Bacelar, o público que se encaixa nessa revisão terá de calcular e ver se a nova regra é benéfica ou não. Antes de qualquer questionamento sobre a decisão do STF, os aposentados e pensionistas devem fazer os cálculos para saber se terão ou não ganhos nos benefícios.