Os cearenses que viajam para o exterior podem comemorar a redução nas taxas. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, confirmou nesta segunda-feira (28), que o governo vai zerar a taxa de US$ 18 cobrada de passageiros que voam para fora do país. Segundo o ministro, essa é uma das medidas regulatórias que o governo planeja como forma de incentivar o setor de aviação civil e a entrada de novas empresas no mercado.
A taxa foi criada em 1999 e é uma cobrança adicional feita junto com a tarifa de embarque em voos internacionais nos principais aeroportos do país. O ministério acredita que a iniciativa deve baratear as viagens internacionais e também atrair novas empresas áreas para o país. O fim da taxa será feito em breve por meio de uma medida provisória.
Vou antecipar uma das medidas, que é a eliminação da taxa adicional de US$ 18 para voos internacionais, afirmou Freitas após participar do Fórum de Líderes da Associação Latino-Americana de Transporte Aéreo (ALTA).
A ideia é eliminar a taxa já a partir de janeiro de 2020 para voos para a América do Sul e deixar o fim da taxa para o resto do mundo para 2021. Com a eliminação, a tarifa de embarque paga pelos passageiros cairia para a metade do preço.