O governador Camilo Santana (PT) esteve na Escola Superior da Magistratura do Estado (Esmec) nesta sexta-feira, 18, para participar da posse da juíza Joriza Magalhães Pinheiro, magistrada com 28 anos de atuação na Justiça de 1º Grau.

“Estive nesta sexta-feira na cerimônia de posse da juíza Joriza Magalhães Pinheiro como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará. Ela é a 16ª mulher a assumir o cargo. Desejo boa sorte e muito sucesso a Joriza como desembargadora”, disse Camilo, em postagem nas redes sociais. O petista estava acompanhado da vice-governadora Izolda Cela e do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), além de integrantes da Corte.

Eleita pelo critério de merecimento, após figurar por três vezes entre os três juízes mais bem pontuados, Joriza ocupará a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes. Um fato inédito é que, na história dos 148 anos do Judiciário cearense, a eleição foi marcada pela presença de cinco mulheres nas primeiras colocações da lista que define o novo desembargador.

Ela será a 16ª mulher a assumir o cargo, chegando, na atualidade, aos 37,20% do total da Corte estadual, que conta com 43 desembargadores.

A nova desembargadora afirmou ainda ser fundamental o atendimento às partes e advogados, além de conviver em harmonia com os profissionais que compõem o Sistema de Justiça do Estado. “O magistrado precisa estar em contato permanente com pessoas, presidir audiências e sessões de julgamentos, ouvir testemunhas, se comunicar com peritos, entrevistadores forenses, autoridades, autoridades civis e militares”, lembrou.

Também frisou a importância da tecnologia na condução das atividades atuais da Justiça. “Atualmente, a demanda processual é gigante, existem inúmeras metas a serem cumpridas, há a necessidade de vários sistemas de informática, uns por onde tramitam os processos eletrônicos, outros para que seja possível extrair informações ou monitorar eventuais gargalos”.

Nova desembargadora assina termo de posse

(*) com informações do Tribunal de Justiça do Ceará