O Governo Federal divulgou um comunicado esclarecendo uma notícia que circulou neste final de semana dizendo que 8,4 milhões de benefícios do Bolsa Família haviam sido cancelados em 2023.

De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o número de benefícios efetivamente cancelados é de aproximadamente 3,7 milhões.

O Governo citou, em nota, que a pasta vem realizando um processo de reconstrução do Cadastro Único para corrigir distorções no pagamento do programa de transferência de renda do governo anterior.

“O dado de 8,4 milhões de bloqueados para averiguação não significou, necessariamente, cancelamento do benefício, pois esse foi o número de averiguações realizadas ao longo de 2023. Reiterando: não houve cancelamento de 8,4 milhões de benefícios no ano de 2023”, diz a nota.

Além dissso, foi informado ainda que o processo de averiguação cadastral detectou mais de 17 milhões de cadastros desatualizados ou inconsistentes.Esse número inclui desde pessoas que se declaravam como família unipessoal, mas na verdade faziam parte de núcleos familiares maiores, até beneficiários já falecidos ou com renda acima das regras de elegibilidade do Bolsa Família.