Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O gás de cozinha é uma substância altamente inflamável e, se não houver cuidados adequados em relação ao armazenamento, instalação e manutenção, pode-se configurar como um dos principais responsáveis por acidentes domésticos.

 A falta de manutenção e a instalação errada de equipamentos são as principais causas de acidentes com gás, que podem ocasionar até mesmo a morte, portanto as recomendações aos cearenses, segundo o corpo de bombeiros do estado, são sempre utilizar mangueiras e conexões certificadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Nunca comprar de fornecedores clandestinos, somente dos credenciados, e lembre-se de que a mangueira de botijão de gás tem validade, sendo fundamental verificar se ela está dentro do prazo e sem rachaduras.

Além disso é orientado que o botijão  seja mantido em um ambiente aberto e arejado, ao invés de guardado em local fechado, como armário de pia ou banheiro. Em relação à instalação, a principal orientação é que ele seja mantido longe de tomadas, interruptores, instalações elétricas, ralos, grelhas e canaletas de escoamento de água.