Após 60 dias de intenso treinamento, um grupo de 43 bombeiros militares concluíram a primeira turma do Curso de Especialização em Socorro de Emergência Pré-Hospitalar (CESE-PH), promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE). A capacitação de 360 horas/ aulas foi realizada sob a coordenação do Núcleo de Resgate e Emergência Pré-Hospitalar (NREPH) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e contemplou instruções teóricas, práticas e simuladas relacionadas ao atendimento pré-hospitalar, ao resgate e ao salvamento em alturas e aquático, e outras situações em que um socorrista de emergência deve atuar.

Durante nove semanas de instrução, os alunos bombeiros participaram de aulas direcionadas ao atendimento de algumas emergências clínicas como a parada cardiorespiratória (PCR), o acidente vascular cerebral (AVC) e a obstrução de vias aéreas por corpo estranho (engasgo) e aprenderam a realizar o atendimento e a avaliação de pessoas visando sua estabilização, imobilização e o transporte de vítimas. Houve também instruções baseadas no protocolo atualizado da American Heart Association (AHA), além de instrução prática na serra da Pacatuba, simulando um resgate em locais de difícil acesso.

Segundo o comandante do Núcleo de Resgate e Emergência do CBMCE, tenente-coronel BM Albert Einstein Lima Arruda, esta é a primeira vez, em 11 anos, que este curso específico é oferecido no Ceará e reforçará principalmente a atuação do Corpo de Bombeiros no interior do Estado. “Essa é a primeira turma com todas as qualificações com o que há de mais moderno hoje no mundo. Nós também estamos montando turmas para recapacitar os socorristas antigos, para poder passar esse novo conteúdo e requalificar. Para isso, estamos montando essa parceria do Corpo de Bombeiros com a AESP. Vieram (para o curso) militares de todas as unidades do Corpo de Bombeiros, do Salvo-Mar, do interior. Os concludentes estarão lotados principalmente nos quartéis do interior do estado, porque ainda existe uma carência muito grande de socorrista, mas estamos preparando novas turmas para os próximos anos”, pontuou o oficial.

A solenidade de término do curso aconteceu nesta segunda-feira (20) na sede da AESP e contou com a presença do diretor geral da Academia, Juarez Gomes Nunes Júnior; do coronel comandante geral do Corpo de Bombeiros, Heraldo Maia Pacheco, e do comandante adjunto do CBMCE, coronel Luiz Carlos Viana, entre outras autoridades do sistema de segurança pública do Ceará.

Fonte: SSPDS