CENTRO; COMERCIO; VENDAS; © THIARA MONTEFUSCO/GOVERNO DO CEARA;

O Ceará registrou um crescimento de vinte por cento na abertura de novas empresas durante o mês de julho, em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados divulgados pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), em julho de 2024 foram abertas 10.884 empresas, enquanto que em julho do ano passado foram 8.701.

O setor de serviços liderou o número de novas aberturas, com 6.982 empresas, seguido pelo comércio, com 2.933 novas empresas, e pela indústria, que registrou 969 novos negócios. Em relação às atividades, as que mais obtiveram registros foram a de Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios, 812 constituições, e Promoção de Vendas, com 808 inscrições.

O presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, destaca que o número expressivo de novas empresas no setor de serviços pode significar uma tendência no estado.

Segundo o presidente Eduardo Jereissati, o segmento de empresa de serviços é o que mais cresceu, motivado pela política de atração de investimento do Governo do Ceará.

Entre as principais inovações estão os processos simplificados e digitalizados, que têm reduzido significativamente o tempo e a burocracia envolvidos na formalização de novos negócios. Destaque para o serviço “Abre no Zap”, que permite a abertura de empresas via WhatsApp em apenas cinco minutos, tornando o processo ainda mais acessível e eficiente para os empreendedores.