Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
A segunda turma de estágio tático do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), teve início, nessa segunda-feira (06). O público alvo do evento são tenentes lotados em todo o Estado. Os militares participam da formação em 120 horas/aula, na qual recebem treinamento sobre abordagens, armamentos, explosivos e instrução de tiro diurno e noturno, entre outras práticas. O curso, iniciado ontem, deve seguir até o próximo dia 20 deste mês.

De acordo com o tenente coronel Henrique Bezerra, comandante do BPChoque, durante o período do estágio, os tenentes vivenciam na prática as teorias que apreenderam na Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp). “Aqui eles apreendem técnicas desde a condução de abordagens a pessoas, veículos e em edificações, até técnicas de tiros com todos os tipos de armas pertencentes à corporação”, explica o TCel Henrique. O comandante ressalta ainda que o estágio servirá para facilitar o comando das operações em que os tenentes estejam à frente durante suas vidas profissionais.

A turma é formada por duas mulheres e 24 homens. Eles são oriundos de companhias diferentes da PMCE e atuam em Fortaleza, Região Metropolitana e Interior do Estado. Entre as disciplinas, os militares aprenderão mais sobre armamento e equipamento, instrução tática individual, patrulha rural e urbana, intervenção prisional, educação física, sobrevivência policial e práticas de tiros, entre outras. O estágio conta ainda com a atuação de, em média, 15 pessoas entre instrutores e monitores do BPChoque.

Outras turmas                                             

Na primeira turma, que aconteceu entre os dias 09 e 23 de janeiro, foram treinados 25 policiais militares, sendo três mulheres e 22 homens. Outras turmas deverão ser abertas. Para participar, basta encaminhar ofício do comandante imediato do candidato para o BPChoque, juntamente com exame médico que ateste aptidão para as atividades propostas e, por fim, passar por teste físico.

Fonte: SSPDS