O Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), concluiu operação na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) com o total de 16 armas de fogo e mais de 140 munições apreendidas, além de 96 animais resgatados. Os trabalhos policiais, finalizados nessa segunda-feira (20), foram iniciados na última quinta (16) e se desenvolveram em cinco municípios da área. As ações do BPMA na região dos Inhamuns objetivaram inibir a prática de crimes ambientais e retirar armas de uso ilegal de circulação, bem como capturar as pessoas responsáveis por tais atos delituosos.

De acordo com o subtenente Paulo Yrtonny, lotado na 4ª Companhia do BPMA, as ações foram realizas com base em levantamentos policiais e também contaram com o auxílio de denúncias anônimas. As últimas armas a serem apreendidas (cinco espingardas e dois revólveres) foram localizadas, nessa segunda (21), no município de Mombaça. As outras cidades percorridas pelos agentes de segurança foram Arneiroz, Quiterianópoles, Aiuaba e Parambu. Ao todo, foram localizados dois revólveres calibres 32 e 38, 13 espingardas de cal. 16, 28, 32 e 36, um rifle cal. 32/20 e 144 cartuchos intactos e deflagrados, além dos mais de 90 animais, materiais para caça e restos de bichos abatidos. Quatro pessoas foram capturadas em flagrante com base na Lei dos Crimes Ambientais e no Estatuto do Desarmamento.

“A importância desse trabalho também é a disseminação da cultura de preservar o ambiente e não criar animais silvestres em cativeiro”, ressalta Yrtonny, ao explicar que, durante as abordagens, os policiais orientam as pessoas sobre a Lei que proíbe a criação de espécies silvestre em cativeiro e a relevância desses animais para o ecossistema e, assim, evitar a caça predatória. Durante os seis dias de trabalho, os militares resgataram uma arara Vermelha, um veado Catingueiro e um tatu, além de vários pássaros. O subtenente também observou que, com a atuação da composição na área, algumas pessoas soltaram os bichos que estavam presos, com receio de serem pegues em flagrante.

Ainda segundo o PM, houve um aumento na apreensão de armas na região em comparação a uma operação realizada no mesmo período, em 2016, quando um arsenal de 12 unidades foi recolhido. As ações de saturação nesta e em outras regiões do Estado continuam. Caso a população tenha informações sobre casos desta natureza, denúncias podem ser feitas para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), pelo número 190, ou para o Batalhão que fica na cidade de Juazeiro do Norte, pelo número (88) 3102-1126. O sigilo é garantido.

Flagrante em Juazeiro

Também na última segunda (20), em Juazeiro do Norte, AIS 11, uma abordagem efetuada por equipes do BPMA resultou na apreensão de um revólver cal. 38 e seis cartuchos intactos. A arma estava com um homem de 42 anos, na Avenida Virgílio Távora, bairro Aeroporto. O caso foi registrado na Delegacia Regional do município, onde o suspeito foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, com base no artigo 14 do Estatuto do Desarmamento.

Fonte: SSPDS