Dando continuidade a uma operação realizada na região do Vale do Jaguaribe, a Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) apreendeu uma espingarda calibre 36 na área. Com esta, sobe para dez o número de armas apreendidas na região, que fica na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado. Os trabalhos, que deram início no último dia 21, são desenvolvidos por policiais do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) e prosseguem por esta semana. Desta vez, a ação foi realizada na cidade de Alto Santo. As ofensivas anteriores foram efetuadas nos municípios de Jaguaribe, Potirema e Iracema.

A espingarda cal. 36 foi localizada, nessa segunda (24), no Sítio Jurema, zona rural de Alto Santo. A arma e um pássaro silvestre estavam em uma residência, mas o proprietário de ambos não foi localizado. Os materiais foram encaminhados à Delegacia Regional de Jaguaribe, onde um Boletim de Ocorrência foi registrado com base no Estatuto do Desarmamento e na Lei dos Crimes Ambientais. A ave foi encaminhada para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com sede em Iguatu.

BPMA

As ações desenvolvidas pelo BPMA objetivam inibir a prática de crimes ambientais, bem como resgatar animais silvestres que estejam em cativeiro e capturar as pessoas responsáveis por tais atos delituosos. Caso a população tenha informações sobre casos desta natureza, denúncias podem ser feitas para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), pelo número 190. O sigilo é garantido.

Fonte: SSPDS