Cinco instituições financeiras somam 2,88 milhões de contas 100% digitais no Brasil, segundo dados da Federação Brasileira de Bancos, Febraban. Foram consideradas contas-correntes virtuais — movimentadas pelos celulares e abertas sem a necessidade de ir a uma agência física — no Bradesco, no Banco do Brasil, no Itaú, no Inter e no Original.
Dados da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária mostram que a abertura de contas digitais pelos celulares quase triplicou em 2017, totalizando 1,6 milhão no ano, ou seja, quase 4.400 abertas por dia. Isso representa uma alta de 171% em relação ao ano anterior, quando 591 mil contas foram criadas somente por meio de smartphones.
De acordo com a entidade que representa os bancos, foi a partir da Resolução 4.480, de 25 de abril de 2016, que o Banco Central permitiu a abertura e o encerramento de contas bancárias por meio eletrônico, sem a necessidade de ir a uma agência.
Os Correios se preparam para competir com grandes nomes do setor bancário, por meio de uma conta digital que deverá ser lançada em agosto. O serviço será oferecido como benefício aos clientes Correios Celular. Os usuários terão um cartão de crédito pré-pago e também poderão fazer depósitos, saques, transferências e pagamentos de contas por meio da conta digital.