Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O governo pretende mudar as regras para a aposentadoria e enviou ao Congresso, no final do ano passado, uma proposta de reforma previdenciária. Uma das principais mudanças é a idade que todos os trabalhadores deverão ter para se aposentar. O segurado deverá ter no mínimo, 65 anos de idade e 25 anos de contribuição com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Para receber o valor integral da aposentadoria, será preciso contribuir por 49 anos.

Aposentadoria brasileira atual

De acordo com a Secretária da Previdência Social, o Brasil possui atualmente pouco mais de 19 milhões de aposentados pelo INSS. Hoje, o brasileiro se aposenta, em média, aos 58 anos. A cada três aposentados, dois ganham um salário mínimo. Exitem dois tipos de aposentadoria mais comuns no momento: por tempo de contribuição e por idade.

1) Por tempo de contribuição

O trabalhador deve ter contribuído com o INSS por 35 anos, no caso dos homens, ou 30 anos, para as mulheres, independentemente da idade do trabalhador. Nos dados atuais, cerca de 5,7 milhões de pessoas fazem parte desse grupo.

2) Por idade

Para conseguir se aposentar por idade, os homens precisam ter pelo menos 65 anos e as mulheres, 60 anos. Todos precisam ter contribuído com o INSS por 15 anos, no mínimo. São cerca de 10 milhões de brasileiros neste grupo.

Com informações UOL.