Os deputados e as deputadas federais abriram as articulações para definir o nome do coordenador ou coordenadora da bancada do Ceará na Câmara para o ano de 2023. De um lado, a candidatura da deputada federal Luizianne Lins (PT), que é ligada ao Governador Elmano de Freitas, e do outro lado, o deputado Eduardo Bismarck, do PDT.
Segundo o deputado José Airton Cirilo, um acordão entre lideranças do PDT, PSD e União Brasil quer neutralizar a indicação de Luizianne Lins que, no entender do parlamentar, pode cumprir um papel importante na interlocução entre deputados, senadores e os governos estadual e federal na canalização de obras e recursos para o Estado do Ceará.
José Airton, em entrevista ao Jornal Alerta Geral, diz que, pelo acordo, o cargo de coordenador da bancada seria ocupado, respectivamente, por Eduardo Bismarck, em 2023, Moses Rodrigues, do União Brasil, em 2024, e Domingos Neto, do PSD, no ano de 2025.
O deputado petista diz que o Ministro da Educação, Camilo Santana, e o governador Elmano de Freitas não estão envolvidos nessa questão por se tratar de assunto que diz respeito a bancada de deputados e senadores. A escolha do novo coordenador ou coordenadora deve ser oficializada após o Carnaval. Caberá ao atual coordenador da bancada, Júnior Mano (PL), comunicar aos deputados e senadores a data para a definição de quem irá substituí-lo.