Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Milhares de cearenses estão com expectativas para a chegada da vacina contra a Covid-19 ainda este ano. A notícia boa é que o Instituto Butantan anunciou, nesta segunda-feira (19), a conclusão dos testes que avalia a segurança da vacina chinesa Coronavac entre os voluntários brasileiros. O índice de ocorrência de efeitos colaterais ficou em 35%. Segundo o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, o resultado faz da Coronavac o imunizante contra a covid mais seguro em teste atualmente no Brasil.

A Anvisa deu prazo de até 60 dias para se pronunciar sobre o registro da vacina chinesa depois que o Butantan entregar todos os documentos exigidos para esse processo. Com isso, a expectativa é que a vacina chegue nas unidades de saúde somente a partir de janeiro.

Os pesquisadores ainda esperam pelo resultado dos testes de eficácia. Por enquanto, o Butantan tem acertado com o laboratório chinês Sinovac a compra de 46 milhões de doses da vacina para entrega até dezembro. Outro lote de 15 milhões de doses está programado para fevereiro e mais 40 milhões de doses para maio.

O Instituto Butantan também tem projeto para ampliar a sua fábrica de vacinas e, assim, produzir mais doses da coronavac para ajudar na vacinação de todos os brasileiros.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp