Pensado para beneficiar os bons pagadores, o Cadastro Positivo começou a ter os dados dos consumidores repassados entre birôs e bancos. No Ceará, segundo informou a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza, a estimativa é de cerca de 1 milhão de pessoas que podem passar a ter acesso a crédito e também um volume de R$ 29 bilhões que podem ser inseridos na economia cearense nos próximos 10 anos por conta do Cadastro Positivo.

Os dados repassados pela gerente de Negócios e Relacionamento da CDL, Ana Isabel Martins, indicam ainda que cerca de 160 mil empresas de pequeno e médio porte poderão acessar R$ 18,7 bilhões na mesma comparação.

Por lei, os birôs de crédito terão 30 dias a partir do recebimento dos dados para comunicar os consumidores sobre a abertura do seu cadastro e a inclusão no Cadastro Positivo. O meio de comunicação usado com os consumidores será de acordo com os tipos de contatos dos clientes encaminhados pelos bancos. O envio desses dados por parte dessas instituições deve acontecer até dia 22 de novembro.