Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), em parceria com a Secretaria das Cidades (SCidades), entrega, nesta terça-feira (18), a ampliação do ramal norte do sistema adutor integrado da Serra da Ibiapaba. O novo equipamento vai levar incremento imediato de 20% na oferta de água disponível para os locais atendidos pelo sistema. A entrega acontece no município de Tianguá e contará com a presença do secretário das Cidades, Paulo Henrique Lustosa; do presidente da Cagece, Neuri Freitas, e do diretor de engenharia da companhia, José Carlos Asfor.
O sistema atende aproximadamente 240 mil habitantes. Para executá-la, foram investidos cerca de R$ 46 milhões, com recursos da própria Cagece e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Com a ampliação do ramal norte, o sistema integrado da Ibiapaba, além de atender as cidades de Tianguá e Viçosa do Ceará e os distritos Pindoguaba e Quatiguaba, também passa a abastecer a localidade de Lambedouro.
A obra consistiu na implantação de adutora de água bruta e de água tratada, construção de três reservatórios apoiados, com capacidades de 2.500 m³, 1.000 m³ e 300 m³, e um reservatório elevado de 150 m³, além de melhorias operacionais no sistema.
De acordo com Marcelo Mendes, gerente de obras da Cagece no interior, a infraestrutura implantada é de suma importância para o crescimento da região, pois possui capacidade de duplicar a vazão praticada pelo sistema de origem.
com Cagece